Centro Ambiental de Loulé é inaugurado no Dia Mundial da Água

A Câmara Municipal de Loulé vai inaugurar no próximo dia 22 de março pelas 11h00, o Centro Ambiental de Loulé, […]

A Câmara Municipal de Loulé vai inaugurar no próximo dia 22 de março pelas 11h00, o Centro Ambiental de Loulé, que ficará localizado no Parque Municipal. A inauguração integra-se nas comemorações do Dia Mundial da Água.

Com a abertura deste novo equipamento, a Autarquia reforça assim a sua rede de infraestruturas dedicadas à sensibilização e educação ambiental dos munícipes, composta ainda pelo Centro Ambiental da Pena (que dinamiza atividades ao longo do ano letivo, tendo como principal público, o escolar) e Centro Azul de Quarteira (infraestrutura de apoio à Campanha Bandeira Azul e que funciona durante a época balnear).

Situado num local privilegiado da cidade – o Parque Municipal de Loulé – o novo Centro Ambiental de Loulé é um espaço vocacionado para a sensibilização e educação ambiental, dispondo dos espaços e logística adequados à realização de sessões de sensibilização, oficinas e atividades experimentais, atividades de exploração da natureza, entre outras, numa lógica de promoção das boas práticas ambientais, no contexto do próprio Parque Municipal. O Centro contará ainda com uma pequena horta pedagógica e zona de compostagem.

Tendo como públicos-alvo tanto a comunidade escolar como os munícipes em geral, pretende-se que o Centro Ambiental de Loulé seja um polo promotor de iniciativas de divulgação e informação ambiental, promovendo assim a participação dos cidadãos nas questões relacionadas com o ambiente e com as boas práticas ambientais, educação para a sustentabilidade e com a melhoria da qualidade de vida.

No dia da sua inauguração, o Centro Ambiental de Loulé será palco de atividades de sensibilização subordinadas à temática da Água e da Meteorologia, que contarão com a participação do Agrupamento de Escuteiros de Loulé e Associação de Guias de Portugal (Grupo de Loulé).

Nesta iniciativa, com o objetivo de sensibilizar os participantes e incentivar o consumo de água da torneira no Concelho, a Autarquia conta com o apoio das Águas do Algarve, que gentilmente cedeu um conjunto de garrafas reutilizáveis que serão oferecidas aos participantes.

Comentários

pub