“Cenários” mostra teatro em Loulé a partir de domingo

A VIII Mostra de Teatro de Loulé, a Cenários, arranca amanhã, domingo, estendendo-se o seu programa até 12 de abril, […]

A VIII Mostra de Teatro de Loulé, a Cenários, arranca amanhã, domingo, estendendo-se o seu programa até 12 de abril, no Cine-Teatro Louletano.

Nesta edição participam cinco grupos amadores do Concelho de Loulé (Teatro Análise de Loulé – Casa da Cultura de Loulé, Ao Luar Teatro, Companhia de Teatro Xávega, Miralumim e Grupo de Teatro Sénior de Quarteira) e dois grupos profissionais (ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve e Sola do Sapato). Em cena vão estar oito peças teatrais.

O evento arranca com teatro infantil. Amanhã, 10 de março, pelas 15h30, o Teatro Análise de Loulé da Casa da Cultura de Loulé sobe ao palco com “A Nova História de João o Ratão”.

A popular história da Carochinha e do seu amado João Ratão é o mote para uma nova história deste simpático e ultra conhecido casal. Só que desta vez, João o Ratão, amuado com Carochinha e cansado de ser cozido no Caldeirão, resolve mudar o rumo da sua história procurando ele uma nova companheira com os atributos de uma boa dona de casa, mas com a condição de que não haja caldeirão.

As pretendentes que vão aparecendo à sua janela, lugar onde ele apregoa o seu novo estado de solteiro e de bonitão, afinal não demonstram grandes aptidões para a lida da casa mas apenas para embelezar o seu aspeto físico. Desiludido com as pretendentes que por ali passaram, João o Ratão, a conselho de uma vizinha Toupeira, resolve procurar de novo Carochinha. A história prosseguirá com a ajuda da Fada das Horas e de um Mágico que ao longo da peça fará desfilar perante o público presente, belos truques de ilusionismo.

O preço dos bilhetes é de 3 euros.

O Ao Luar Teatro leva à cena no dia 12 de março, às 10h30 e às 14h30, um teatro para escolas – “Ora Cantas Tu, Ora Toco Eu!”.

Tendo a música e a canção como pano de fundo, e o universo das tradições algarvias como inspiração, o Ao Luar Teatro apresenta um espetáculo que é uma divertida abordagem aos sons e às histórias deste importante pilar do nosso património cultural imaterial, a música.

Os bilhetes para este espetáculo têm um custo de 2 euros.

“O Deus da Matança” é o nome da peça que a ACTA traz a esta edição do Cenários, a 16 de março, pelas 21h30. Dois casais encontram-se para falar sobre um incidente entre os seus dois filhos pequenos com a certeza de que estas coisas acontecem e que o mal pode ser remediado. Ambos os casais concordam que estas coisas acontecem, que o mal pode ser remediado e no “poder pacificador da cultura” mas, infelizmente, as coisas não são tão simples e acabam por envolver-se numa guerra sem fim.

Quando começam a discutir a fundo, a situação torna-se cada vez mais tensa. Pequenas insinuações passam a ofensas verbais e físicas. E é assim que uma tarde entre pessoas civilizadas acaba de maneira inesperadamente pouco civilizada. A autora francesa Yasmina Reza analisa aqui o universo da família e as discrepâncias entre o ser e o parecer, com a mistura de leveza, seriedade, humor e crítica social que lhe é característica.

Os bilhetes para esta peça têm um custo de 5 euros.

A 21 de março, pelas 21h00, o Teatro Análise de Loulé participa nos “Improvisos à 5ª” com o espetáculo “Sextas à Solta”.

O “Sextas à Solta” nasce da Casa da Cultura de Loulé, através de um grupo de amigos que pretendia juntar outros amigos e pessoas novas para fazer arte / cultura, juntar vertentes distintas, partilhar ideias e divertir-se com isso.

É acima de tudo um espaço de liberdade criativa, partindo daquele que é “o prato forte” da Casa da Cultura de Loulé, o teatro. É um espaço em que a liberdade anda à solta para explorar novas fronteiras e pontos de contacto entre as diferentes artes: escrita, vídeo, dança, música, fotografia, novas tecnologias, poesia, etc.. A entrada é livre.

O grupo Sola do Sapato leva a cena a peça “E tudo o Casamento levou”, com Maria João Abreu e Almeno Gonçalves, dia 27 de março, pelas 21h30. Trata-se de uma comédia romântica da autoria de Muriel Robin e Pierre Palmade. A história de um casal que se ama, que não pode viver um sem o outro mas que também não consegue viver sem conflito.

Os bilhetes têm um custo de 10 euros.

A Companhia de Teatro Xávega estreia-se nesta Mostra de Teatro com o espetáculo “A Revolução das Mulheres”, no dia 6 de abril, pelas 21h30. O preço das entradas é de 5 euros.

O VIII Cenários encerra com um espetáculo duplo, que tem início às 21h00, no dia 12 de abril. Neste momento participam dois grupos criados no âmbito do projeto social dirigido a idosos Bem Me Quer: o grupo Miralumim, que apresenta a peça “Que ele há coisas, há”, e o Grupo de Teatro Sénior de Quarteira, “Histórias com Gente Dentro”. O preço dos bilhetes é de 5 euros.

Apoiar os grupos amadores de Teatro do Concelho de Loulé e promover a arte dramática junto do público algarvio são os principais objetivos do Cenários, iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal de Loulé.

Comentários

pub