Canto de intervenção é revisitado num curso em Tavira

O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve (UAlg) vai «Revisitar o canto de Intervenção» […]

O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve (UAlg) vai «Revisitar o canto de Intervenção» num curso que irá decorrer de 5 de abril a 31 de maio, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.

O curso vai realizar-se semanalmente, em sessões de 90 minutos, durante os meses de abril e maio e visa dar a conhecer a obra de quatro cantautores: Adriano Correia de Oliveira, Fausto, José Mário Branco e Lopes Graça.

«Discutir-se-á também o papel dos poetas e da poesia no movimento de resistência à ditadura e, adicionalmente, será feita uma pequena incursão pela lusofonia, mais concretamente pela Música Popular Brasileira», disse o CIAC numa nota de imprensa.

Cada sessão será dedicada a uma temática específica (cantor ou tema) e permitirá ao público aprofundar e conhecer criticamente a qualidade e universalidade deste género musical. O evento é de entrada livre e confere certificado de participação devendo os interessados inscrever-se online.

«Depois de uma primeira edição bem-sucedida, promovida em 2002 pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, a iniciativa repete-se com o objetivo de dar a conhecer o canto de intervenção em Portugal, integrando-o no movimento internacional», disse o Centro de investigação algarvio.

As conferências incluirão a audição de canções e segmentos sonoros relativos ao período histórico em causa e o visionamento de imagens e trechos de filmes.

Comentários

pub