BTT internacional disputa-se em Silves e em Gouveia

Portugal estará sob as atenções internacionais do mundo do ciclismo no próximo fim de semana. Enquanto na estrada prossegue a […]

Portugal estará sob as atenções internacionais do mundo do ciclismo no próximo fim de semana. Enquanto na estrada prossegue a Volta ao Alentejo, no BTT vão disputar-se outras duas provas pontuáveis para os calendários da UCI. É o caso da primeira etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), que vai realizar-se em Silves, e do Downhill (DHI) Internacional de Gouveia, duas competições agendadas para domingo.

A pista de XCO colocada junto à Ribeira de Enxerim volta a abrir a Taça de Portugal da disciplina olímpica do BTT. Mais de 350 corredores, portugueses e estrangeiros, vão entrar em ação a partir das 10h00 de domingo, disputando os pontos UCI desta prova de classe 2 internacional e os primeiros pontos da Taça de Portugal.

No mesmo local, mas a partir das 14h30 da véspera, realiza-se o primeiro Encontro Interregional de Escolas da Zona B na vertente de BTT, no qual estão inscritos quase 300 participantes.

O DHI Internacional de Gouveia vai começar a mexer com aquela cidade beirã na sexta-feira e no sábado, mas é no domingo que os pilotos se farão à pista em competição. A manga de qualificação está marcada para as 10h00, iniciando-se a descida final desta prova de classe 1 mundial às 14h00.

O pelotão de veteranos faz-se à estrada no sábado e no domingo para correr a 6.ª Volta ao Concelho de Almodôvar. No primeiro dia os corredores vão enfrentar uma etapa de 90,6 quilómetros, entre a Câmara de Almodôvar (partida às 15h00) e o Alto da Santinha.

A jornada de domingo é dupla. Às 10h00 inicia-se uma cronoescalada de 3,4 quilómetros, desde a Praça da República até ao Alto de Santo Amaro. A partir das 16h00 corre-se uma etapa em circuito, na variante junto ao Poço de Ourique, no total de 45 quilómetros.

O ciclismo de estrada também vai estar presente na agenda semanal dos Açores, pois no domingo, às 9h00, será dado o tiro de partida para a Taça Ilha Azul 2013, na freguesia do Capelo, Faial. Ainda nos Açores e também no domingo, mas na vertente de BTT, a partir das 10h00, vai disputar-se a segunda prova de XCO da Associação Fontinhas Activa.

Depois de na semana passada ter começado a Taça de Portugal Sport Zone de Maratonas BTT (XCM), os troféus regionais desta disciplina estão em plena ebulição. Em Macedo de Cavaleiros vai correr-se a Maratona BTT Azibo 2013, com arranque marcado para as 9h00 de domingo.

Na mesma data, meia hora mais tarde, vai ouvir-se o tiro de partida para a Maratona Cidade de Coimbra. Às 10h00 de domingo é a vez de começar, em Ourém, a Maratona Trilho Perdido, pontuável para a Taça Regional de Maratonas de Santarém.

As pedaladas de lazer vão, neste fim de semana, fazer-se no asfalto e na terra. O 1.º Passeio BTT Rota do Folar vai realizar-se no domingo, a partir das 9h00, em Valpaços. Com a mesma data e igual horário, os betetistas poderão participar no Famalicão Challenge AMOB/Transfradelos, com partida no parque de Sinçães.

O Passeio BTT da Banda de Música de Sanguinhedo também está agendado para domingo, às 9h30, tendo como local de partida e de chegada o Largo do Campo. Na estrada destaca-se mais uma edição do Cascais de Bicla, passeio de 33 quilómetros com início às 9h00, no hipódromo local, que também acolherá a chegada.

No Porto, a sede da Associação de Cicloturismo do Norte é o ponto de partida e de chegada de um passeio que passa por Valongo e por Paredes, antes de regressar à Invicta.

Comentários

pub