Bispo do Algarve considera “agradável surpresa” eleição do Papa em cerca de 24 horas

O Bispo do Algarve disse hoje que a eleição do papa constituiu “uma agradável surpresa” por ter existido consenso dos […]

O Bispo do Algarve disse hoje que a eleição do papa constituiu “uma agradável surpresa” por ter existido consenso dos cardeais e por ter sido escolhido um responsável fora do âmbito geográfico da Europa.

“Constituiu uma agradável surpresa pelo facto de os cardeais chegarem a um consenso em pouco mais de 24 horas, por ter assumido o nome de Francisco, com tudo o que este nome evoca”, referiu Manuel Neto Quintas numa declaração enviada à agência Lusa.

“Francisco, através desta opção pessoal, unida aos gestos e à linguagem assumidos na primeira intervenção perante a cidade de Roma e o mundo, disse-nos qual é o programa pessoal e pastoral com que pretende inspirar o seu ministério como sucessor de Pedro”, referiu o prelado.

Manuel Neto Quintas indicou que “o primeiro desafio do papa reside na resposta de toda a Igreja em apoiá-lo e acompanhá-lo naquele que já começou a ser o seu estilo próprio, um estilo profundamente evangélico que pretende imprimir a toda a Igreja”.

O bispo do Algarve crê que o Papa Francisco “surpreenderá, sem se sujeitar a comparações, aproveitando certamente o testemunho específico dos seus antecessores, mas afirmando o seu modo próprio de exercer o ministério petrino a que foi chamado”.

“Pessoalmente, e espero nisso envolver a diocese do Algarve e cada uma das suas comunidades, empenhar-me-ei em corresponder a este primeiro desafio, com a coragem e a fidelidade que lhe estão inerentes”, asseverou Manuel Neto Quintas.

O cardeal argentino jesuíta Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, foi eleito papa na quarta-feira, pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco.

Francisco sucede a Bento XVI e é o 266.º papa da Igreja Católica.

Comentários

pub