Arriba instável na praia Maria Luísa vai sofrer derrocada controlada até ao verão

Parte da arriba da praia Maria Luísa, Albufeira, que desabou no domingo, deverá ser alvo de uma operação de saneamento […]

Parte da arriba da praia Maria Luísa, Albufeira, que desabou no domingo, deverá ser alvo de uma operação de saneamento (derrocada controlada) antes do verão, disse à Lusa o diretor da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve.

De acordo com Sebastião Teixeira, a ARH/Algarve registou a ocorrência de três desmoronamentos na zona poente da praia, abrangendo uma frente de mar de cerca de 20 metros, no extremo oposto ao local onde em agosto de 2009 a derrocada de uma falésia matou cinco pessoas.

Em declarações à Lusa, o geólogo referiu que um dos locais que desmoronou tinha indícios de grande instabilidade e já estava sinalizado pelas autoridades, que há dois invernos previam a possibilidade de desabamento.

A instabilidade da arriba vai agora ser monitorizada durante os próximos meses, mas a avaliação já efetuada revelou que nenhum dos locais apresenta sintomas de risco iminente, acrescentou.

“Só mais lá para abril, maio, a altura em que normalmente se fazem os saneamentos, é que veremos se é preciso fazer alguma coisa a mais que o mar não faça entretanto”, sublinhou, lembrando que ainda podem haver mais tempestades e desmoronamentos.

De acordo com o responsável pela ARH/Algarve, a zona da praia afetada, de uso balnear mas já fora da parte concessionada, é a área mais ativa em termos de ocorrências.

A manter-se como está, um dos locais onde houve o desabamento será saneado, acrescentou, referindo que o cenário que agora existe não estará igual daqui a um mês, devido à ação do mar.

Havia outro local identificado para se proceder a uma operação de saneamento, na praia de Olhos d’Água, também em Albufeira, mas o mar já provocou naturalmente o desmoronamento.

“Esses eram os dois locais que nós tínhamos [no litoral algarvio], neste momento já só temos um, o que não quer dizer que até à época balnear não apareçam outros”, concluiu.

Comentários

pub