Arrancou obra que coloca cobertura de abastecimento de água em Faro nos 99 por cento

A empreitada de abastecimento de água e saneamento em zonas periféricas do concelho de Faro, uma obra que motivará um […]

A empreitada de abastecimento de água e saneamento em zonas periféricas do concelho de Faro, uma obra que motivará um investimento de mais de 2,5 milhões de euros, teve o seu arranque oficial na passada semana. Desde sexta-feira no terreno, a intervenção, quando concluída, garantirá «uma cobertura de 99 por cento de água no concelho e de 94  por cento de saneamento».

Estão contempladas localidades em todas as freguesias do concelho, no entanto haverá uma maior concentração dos trabalhos nas seguintes zonas: Goldra de Baixo, Cerro Manuel Viegas, Azinhal, Amendoeira, Ferradeira, Galvana, Canada, Jardina, Besouro, Meloal, Monte Xerife e Caminho dos Vasos.

O prazo de execução da obra é de 8 meses, ou seja, deverá estar concluída ainda antes do final e 2013. A obra da empresa municipal Fagar foi adjudicada à empresa Maja construções.

No ato simbólico que marcou o arranque da obra, que teve lugar na passada sexta-feira na Conceição de Faro, o presidente da Câmara de Faro Macário Correia salientou que «o concelho de Faro fica, em termos de água, com tudo praticamente resolvido e em termos de saneamento também ficamos com percentagens aceitáveis e dentro dos padrões europeu», segundo uma nota de imprensa da autarquia.

Este projeto é cofinanciado em 85 por cento pelo Fundo de Coesão através do POVT – Programa Operacional Valorização do Território.

 

A obra em números:

47,7 quilómetros de condutas de abastecimento de água;

533 ramais de abastecimento de água;

1 estação elevatória de abastecimento de água;

1,5 quilómetros de conduta elevatória de abastecimento de água;

14,7 quilómetros de coletores de saneamento;

258 ramais de saneamento.

Comentários

pub