Afonso Dias apresenta hoje o seu novo álbum «Fado Aleixo» no Clube Farense

Afonso Dias vai apresentar esta sexta-feira o seu CD de Originais «Fado Aleixo» no Clube Farense, na Rua de Santo […]

Afonso Dias vai apresentar esta sexta-feira o seu CD de Originais «Fado Aleixo» no Clube Farense, na Rua de Santo António, em Faro, às 22h30. Este é o oitavo álbum de originais do artista há muito radicado no Algarve e faz regressar os poemas de António Aleixo ao mundo do fado tradicional.

O fado tradicional foi uma arte que «o mais criativo e sagaz dos poetas algarvios» também explorou. «Porque Aleixo cantava o fado. E tocava guitarra portuguesa», ilustra organização do evento numa nota de imprensa.

«Foi António Aleixo que elevou a voz do povo às alturas de uma arte maior e foi essa arte que o impôs como figura superior da cultura portuguesa», continua, considerando que este poeta popular também foi «talvez o mais moderno e, seguramente, o mais interventivo socialmente» entre os seus pares.

Fado Aleixo é um projeto que Afonso Dias acalentava há vários anos e que agora se concretiza mercê do apoio da Direção Regional da Cultura do Algarve, da Fundação INATEL e dos Municípios de Lagoa, Loulé, Castro Verde e S. Brás de Alportel. O disco é editado pela associação «Bons Ofícios» e é um trabalho de Afonso Dias e a Sopa dos Pobres.

O mentor do projeto Afonso Dias é um autor e cantor que integrou o movimento da balada de intervenção, foi fundador do GAC – Grupo de Ação Cultural e «continua a cantar e a dizer poesia onde é preciso».

Comentários

pub