15ª edição do Março Jovem tem propostas para todos os gostos

A 15ª edição do Março Jovem, a decorrer entre 8 e 30 de março, oferece uma programação muito diversificada e […]

A 15ª edição do Março Jovem, a decorrer entre 8 e 30 de março, oferece uma programação muito diversificada e repleta de propostas irresistíveis, da arte ao desporto, passando pela cultura e pela orientação profissional, em três intensas semanas.

O programa arranca no dia 8 de março, com uma ação de sensibilização sobre “Violência no Namoro”, sendo também de destacar nesta data a abertura do projeto “Job Shadowing”, que visa acompanhar em local de trabalho profissionais de áreas variadas como engenheiro, psicólogo, assistente administrativo, técnico de construção civil, técnico de desporto, geógrafo, entre outras, e que funcionará até 30 de março na Câmara Municipal de Portimão.

Com muito ritmo

Os ritmos marcarão a cadência dos 23 dias deste 15º Março Jovem, com um conjunto de iniciativas musicais, onde não são esquecidos os apreciadores de jazz, country music e de música eletrónica improvisada, estando mesmo marcado para o dia 23 de março no Marginália Bar o lançamento de um CD que reúne bandas algarvias, seguido de concerto com a atuação dos grupos Creation Undone, The Flat Mountain, Kon e Hard Tension.

Em termos artísticos, a edição deste ano também contempla na sua programação os apreciadores da 7ª Arte, com enfoque para a projeção na Casa Manuel Teixeira Gomes, entre 18 e 30 de março, de curtas-metragens realizadas por alunos do Curso de Cinema da Universidade Lusófona, enquanto na expressão teatral é de reter a interpretação da comédia “Lisistrata”, de Aristófanes, pelos alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo da EBS da Bemposta e que terá lugar às 21h30 de 27 de março nesta escola.

No capítulo desportivo, as propostas para praticar ou simplesmente para assistir passam pelo BMX, ténis de mesa, ginástica rítmica, futebol americano ou vela, sendo de destacar a 3ª Março Jovem Karting Experience, marcada para o dia 31 de março no KIA – Kartódromo Internacional do Algarve, assim como as 2ªs. Jornadas do Desporto, promovidas pela Associação Teia D’Ideias e que terão lugar no Museu de Portimão ao longo do dia 16 de março sob o tema “O sucesso da formação desportiva”.

Nota ainda para o Concurso Miss e Mister Inter-Escolas Secundárias de Portimão, que no dia 15 de março juntará no Auditório Municipal os jovens dos dois estabelecimentos de ensino secundário da cidade sob o pretexto da moda e do glamour.

 

Por uma cidadania ativa

No ano Europeu da Cidadania Ativa, destaque para as tertúlias Kiosk ComVida promovidas pela Teia D’Impulsos em colaboração com a U(M)US – Associação Cultural Universo dos Mistérios, que nos dia 9 e 30 de março convidarão os jovens a falarem sobre a importância da sua participação cívica, decorrendo a iniciativa no espaço de esplanada junto ao quiosque da Rua Mouzinho de Albuquerque.

Também a vertente da formação volta a constituir uma forte aposta no Março Jovem, que apresenta um leque de workshops bastante diversificado, desde a impressão em serigrafia à cozinha regional algarvia, passando pelo jogo do pau português, costura criativa, gestão de redes sociais, técnicas básicas de dança flamenca ou mesmo sobre estratégias para lidar com a ansiedade às avaliações, entre outras propostas.

Referência ainda a um atelier de introdução à língua gestual portuguesa e à cultura surda e para uma ação de introdução à genealogia, com apresentação de exemplos práticos.

Ao longo deste período, estão previstas muitas outras iniciativas, nomeadamente nos dias 11 e 13 de março sobre manutenção de espaços verdes e no dia 15 sobre a intervenção de grafitis no espaço urbano.

O Março Jovem 2013 encerrará em beleza com o XIV Enportunas – Encontro de Tunas Académicas, que juntará a 30 de março no Auditório Municipal de Portimão a irreverência musical das tunas académicas algarvias, para um espetáculo cheio de boa disposição.

Reflexo da dinâmica da juventude local e do movimento associativo juvenil do município, o Março Jovem 2013 conta com o empenho de três dezenas e meia de entidades, entre escolas, clubes, associações e empresas, numa organização da Câmara Municipal de Portimão que irá movimentar cerca de cinco mil jovens, podendo o respetivo programa ser consultado em www.cm-portimao.pt.

Conheça aqui o programa do Março Jovem 2013.

 

Núcleo Organizativo:
Agrupamento Vertical de Escolas Eng. Nuno Mergulhão
Agrupamento Vertical de Escolas Prof. José Buísel
Associação Académica da Universidade do Algarve
Associação de Estudantes da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
Associação de Estudantes da Escola Secundária Poeta António Aleixo
Associação Algarvia do Jogo do Pau Português
Associação Juvenil “O Infante”
Associação Rede Vida Mais
Autódromo Internacional do Algarve
Câmara Municipal de Portimão
CAPELA – Centro de Apoio À População Emigrante de Leste e Amigos
Centro Comunitário Cruz da Parteira
Centro Comunitário da Coca Maravilhas
Clube Bicross de Portimão
Centro de Formação de Professores de Escolas de Portimão e Monchique
Comissão Concelhia de Portimão do Partido Comunista Português
ElectrodB Audiovisuais
Escola Básica e Secundária da Bemposta
Escola Profissional Gil Eanes
Estúdio de Artes Plásticas
GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes
Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve I.P.
ISMAT
Juventude Popular de Portimão
Juventude Socialista
Marginália Bar
Miguel Rodrigues, Formador
Núcleo de Ténis de Mesa da ESMTG
O Teatro da Caverna e Oficina de Expressão Dramática da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva
Tunabebes, Tuna Mista da Universidade do Algarve – Campus de Portimão
UM(U)S Associação Cultural Universo dos Mistérios

Patrocínio:
Ultraimagem

Apoios:
Style Spectrum
Robson Studios Portimão
Ópticas Amparo

Rádio oficial:
Rádio Costa D’Oiro

Comentários

pub