Volta ao Algarve: Alemão Paul Martens foi vencedor inesperado da 1ª etapa (com fotos)

O alemão Paul Martens (Blanco Pro Cycling Team) foi esta quinta-feira um mais ou menos inesperado vencedor da 1ª etapa […]

O alemão Paul Martens (Blanco Pro Cycling Team) foi esta quinta-feira um mais ou menos inesperado vencedor da 1ª etapa da 39.ª Volta ao Algarve em bicicleta, que terminou em Albufeira.

Martens bateu toda a concorrência ao sprint à chegada a Albufeira, escapando mesmo a uma queda a 1700 metros da meta e respondendo a um esticão de Tiago Machado e tornou-se o primeiro camisola amarela da Algarvia.

«Este foi um êxito da equipa. Conhecíamos o final dos anos anteriores e sabíamos que tanto podia ganhar um sprinter como um meio sprinter. Eu era o “joker” e quando o Tiago saltou eu segui-o», explicou Martens.

A queda pouco antes da meta, numa rotunda, acabou por estragar os planos da equipa Omega Pharma-Quickstep, que preparava o “sprint” para a vitória de Cavendish. O inglês acabou por concluir no 6º lugar.

Em 2º ficou Tiago Machado (Radioshack Leopard). Outro português em destaque foi Sérgio Paulinho (Saxo-Tinkoff) , que aproveitou a ausência do líder da sua equipa, o espanhol Alberto Contador, e integrou a fuga, na companhia de Eduard Vorganov (Katusha), Amets Txurruka (Caja Rural), Marco Corti (Colombia) e Christopher Jones (UnitedHealthcare).

Grupo de fugitivos em aproximação ao prémio de montanha de 3ª categoria de Vaqueiros - bem visíveis Eduardo Vorganov (Katusha) e Christopher Jones (United Healthcare); Sérgio Paulinho (Saxo-Tankoff) no meio

No fim da etapa, Paulinho declarou: «Estou a encarar a Volta ao Algarve como um treino, porque a partir do próximo mês tenho de trabalhar para o Alberto. O facto de o Alberto não estar aqui facilita para aqueles que costumam ser gregários».

O melhor algarvio foi Samuel Caldeira, agora a correr pela OFM Quinta da Lixa, que foi 10º.

Das equipas algarvias, o mais bem classificado foi o argentino Jorge Montenegro (Louletano Dunas Douradas), que ganhou há dias a Prova de Abertura e nesta 1ª etapa da Volta ao Algarve foi 19º. A seguir, foi Daniel Mestre (Carmim Tavira), em 29º.

Amanhã, sexta-feira, corre-se a 2ª etapa, com início e final em Lagoa, levando o pelotão a fazer 195 quilómetros, com duas contagens de montanha – uma de terceira e outra de segunda categoria, esta na Fóia – cuja colocação, na primeira metade da corrida, deverá permitir aos sprinters puxarem pelos seus galões no final da jornada.

 

Veja aqui a classificação final da 1ª etapa.

 

Nota: As fotos, à exceção da do vencedor, são da autoria do Nuno Loureiro.

 

Comentários

pub