União dos Sindicatos diz que desemprego no Algarve está “cinco a sete pontos percentuais acima” da taxa oficial

A taxa de desemprego real no Algarve “deverá ser muito superior” aos 19,7% ontem anunciados pelo INE e situar-se “cinco […]

A taxa de desemprego real no Algarve “deverá ser muito superior” aos 19,7% ontem anunciados pelo INE e situar-se “cinco a sete pontos percentuais acima da taxa oficial”, garantiu a União dos Sindicatos do Algarve.

A USAL sublinha ainda que o valor divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para os últimos três meses de 2012 tem uma variação homóloga de 2,4 por cento e é, “por si só, muito elevado” e “bem acima da média nacional”.

A União dos Sindicatos responsabilizou ainda o Governo pela taxa de desemprego que afeta a região, que, segundo os dados ontem revelados pelo INE, foi no quarto trimestre de 2012 de 19,7%.

Em comunicado, a estrutura sindical, afeta à Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN), salientou que “este volume brutal de desemprego, que atinge hoje mais de 60 mil trabalhadores algarvios, muitos deles sem direito ao subsídio de desemprego e muitos também sem meios de subsistência, é consequência direta da ação do Governo”.

A USAL acrescentou que o Governo tem “prosseguido uma política de desastre, introduzindo recessão na economia, provocando o encerramento de empresas e a liquidação de milhares de postos de trabalho, impondo sacrifícios permanentes e uma brutal austeridade”, de que é exemplo o “brutal aumento” decorrente do Orçamento do Estado para 2013.

Além disso, o Governo tem ainda promovido “a eliminação de direitos sociais e laborais” e está “a tentar destruir as funções sociais do Estado”.

“É hoje cada vez mais claro que as soluções para os graves problemas do país e da região implicam a urgente mudança de política e de Governo e que quanto mais tempo este Governo e esta política se mantiverem cada vez serão piores os problemas”, defendeu a União dos Sindicatos do Algarve.

Precisamente para protestar contra este estado de coisas, a USAL convocou, para sábado, dia 16 de fevereiro, às 15h30, três manifestações que terão lugar em Faro, na rotunda do Liceu, em Portimão, na Alameda, e em Vila Real de Santo António, na Praça Marquês de Pombal.

Comentários

pub