Um dos membros do grupo criminoso detido pela GNR na quarta-feira era um ex-polícia

A GNR deteve na passada quarta-feira um dos grupos criminosos que trabalhava «há mais tempo de forma organizada no Algarve», […]

A GNR deteve na passada quarta-feira um dos grupos criminosos que trabalhava «há mais tempo de forma organizada no Algarve», anunciou esta quinta-feira o Comando Distrital desta força policial, numa conferência de imprensa. Como o Sul Informação adiantou na quarta, foram detidos cinco homens, um dos quais um ex membro da PSP de 60 anos, reformado compulsivamente, revelaram agora os responsáveis pela detenção.

O grupo dedicava-se, segundo confirmou hoje a GNR, a roubos violentos por esticão e a assaltos a casas, com especial incidência em habitações de idosos no interior do Algarve.

A detenção de alguns membros do grupo foi feita em flagrante delito, enquanto tentavam assaltar uma casa no Parragil, no concelho de Loulé, na madrugada de dia 13 de fevereiro. Algumas horas mais tarde foram detidos mais dois suspeitos e feitas buscas em cinco casas em dois bairros de Olhão.

Durante estas operações, a GNR apreendeu aves exóticas, quatro carros, duas motos, dinheiro, material informático, telemóveis, armas brancas e de fogo e material usado para arrombamentos.

Algum do material encontrado nas casas teria sido dado como roubado há cerca de 4 anos, o que leva as autoridades a pensar que se trata de um grupo há muito tempo em atividade.

A violência associada aos crimes que foram cometidos, acrescenta a GNR, leva a suspeitar que os agora detidos eram «perigosos» e «extremamente frios».

O grupo já era seguido há vários meses e terá assaltados casas um pouco por todo o Algarve, de Vila Real de Santo António a Sagres.

A operação que levou à detenção dos cinco suspeitos e consequentes buscas domiciliárias envolveu 20 militares da GNR e contou com a colaboração da PSP, que montou um perímetro de segurança.

Os suspeitos foram presentes a Tribunal esta quinta-feira, para que fossem determinadas as medidas de coação a que ficarão sujeitos.

Comentários

pub