Theo Bos é o novo líder da Volta ao Algarve depois de ter vencido 2ª etapa (atualizada)

O holandês Theo Bos ((Blanco Pro Cycling Team) venceu a etapa de hoje, sexta-feira, da Volta ao Algarve em Bicicleta, […]

O holandês Theo Bos ((Blanco Pro Cycling Team) venceu a etapa de hoje, sexta-feira, da Volta ao Algarve em Bicicleta, ao sprint, e tornou-se o novo camisola amarela.

A segunda etapa, um percurso com partida e chegada a Lagoa e uma subida à Fóia, foi muito disputada, com o pelotão a manter-se compacto até final e com as tentativas de fuga a ser anuladas. O melhor português foi Bruno Sancho da Carmim-Tavira, que acabou no grupo da frente.

Na classificação geral, o holandês Theo Bos ultrapassou o seu colega da equipa Paul Martens, que partiu para a etapa de hoje como líder, mas apenas tem uma vantagem de 4 segundos sobre o companheiro.

O antigo campeão mundial de pista, cuja primeira vitória na estrada foi conseguida em terras algarvias, na Prova de Abertura de 2009, não deu a menor hipótese à concorrência, terminando a viagem em 4h50m15s, à média de 40,310 km/h.

O italiano Giacomo Nizzolo (RadioShack-Leopard) foi o segundo e o português Bruno Sancho (Carmim-Tavira) fechou o pódio da jornada.

“A minha primeira vitória em estrada deu-se aqui no Algarve, na Prova de Abertura, que foi a minha primeira corrida, apesar de a adaptação à estrada ter sido muito dura, pois nessa altura chegava a 15 minutos dos primeiros. A etapa de hoje foi muito dura. No sprint, o Mark Cavendish teve uma avaria na corrente. Nessa altura, apanhei a roda ao Giacomo Nizzolo e consegui vencer. Foi uma sensação ótima”, afirmou Theo Bos.

A etapa foi toda ela disputada em bom ritmo, mas os primeiros quilómetros foram particularmente velozes, consequência de o pelotão não ter permitido a formação de qualquer fuga. O primeiro grupo que logrou afastar-se do grosso da coluna só o conseguiu ao quilómetro 37 e era composto por dez unidades.

Dmitry Kozontchuk (Katusha), Sep Vanmarcke (Blanco), Ricardo Garcia (Euskaltel-Euskadi), Manuele Boaro (Saxo-Tinkoff), Bertjan Lindeman (Vacansoleil-DCM), Omar Fraile (Caja Rural), Dalivier Ospina (Colombia), Tomás Metcalfe (Carmim-Tavira), Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte) e Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa) foram os elementos que animaram a tirada, até que o grande grupo, comandado pela Omega Pharma-Quick Step, resolveu encetar a perseguição a sério, o que aconteceu após a passagem na Fóia, altura em que a diferença era de 8 minutos.

O labor da equipa belga permitiu anular a fuga a 4,5 quilómetros da chegada, mas acabou por não resultar em qualquer fruto para a formação de Mark Cavendish, devido ao percalço mecânico do corredor da Ilha de Mann.

Melhor recompensa pelo esforço tiveram os fugitivos Manuele Boaro (Saxo-Tinkoff), novo comandante da tabela dos trepadores, e Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), que ascendeu ao topo da classificação das metas volantes.

“Há três anos consegui envergar a camisola da montanha na Volta ao Algarve. Hoje, atendendo à rodagem já adquirida pelas equipas WorldTour, o primeiro lugar nas metas volantes acaba por ser um mal menor. Amanhã vou tentar pontuar na primeira meta intermédia para segurar a liderança. Em termos de geral individual será muito difícil, devido ao esforço de hoje”, antevê Hugo Sabido.

Na Geral Individual, o terceiro classificado é Giacomo Nizzolo (RadioShack-Leopard), seguido de perto por dois portugueses, Tiago Machado (RadioShack-Leopard) e  Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte). Bruno Sancho ocupa agora a 7ª posição da geral.

Nas restantes classificações, Theo Bos lidera por pontos, Tiago Machado (RadioShack-Leopard) continua como melhor português.

Por equipas, a Blanco reforçou hoje a primeira posição, sendo seguida na geral pela Topsport Vlaanderen-Baloise e pela UnitedHealthcare.

A etapa de hoje começou e terminou em Lagoa, levando os atletas a percorrer uma distância de 195 quilómetros. A classificativa contou com um Prémio de Montanha de 3.ª Categoria (Marmelete), uma Meta Volante no mesmo local, um Prémio de Montanha de 2.ª Categoria (Fóia) e uma Meta Volante em Algoz.

A etapa de amanhã, com 193 quilómetros, tem o início marcado para as 11 horas e ligará Portimão ao Alto do Malhão, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de segunda categoria, com 10 por cento de inclinação média. É considerada a etapa decisiva desta Volta, numa tirada mais talhada para os trepadores.

 

 

Classificações

2.ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 195 km

1.º Theo Bos (Blanco), 4h50m15s (Média: 40, 310 km/h)

2.º Giacomo Nizzolo (RadioShack-Lepard), mt

3.º Bruno Sancho (Carmim-Tavira),mt

4.º Jesús Herrada (Caja Rural), mt

5.º Kris Boeckmans (Vacansoleil-DCM), mt

6.º Thomas Leezer (Blanco), mt

7.º Alessandro Bzzana (UnitedHealthcare), mt

8.º Pieter Vanspeynrouck (Topsport Vlaanderen-Baloise), mt

9.º Edwin Avila (Colombia), mt

10.º Michael Morkov (Saxo-Tinkoff), mt

 

Geral Individual

1.º Theo Bos (Blanco), 9h57m30s

2.º Paul Martens (Blanco), a 4s

3.º Giacomo Nizzolo (RadioShack-Leopard), a 8s

4.º Tiago Machado (RadioShack-Leopard), mt

5.º Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), a 9s

(…)

7.º Bruno Sancho (Carmim-Tavira)

(…)

9.º Sérgio Paulinho (Saxo-Tinkoff)

 

Geral por Equipas

1.ª Blanco, 29h53m12s

2.ª Topsport Vlaanderen-Baloise, mt

3.ª UnitedHealthcare, mt

 

Geral por Pontos

1.º Theo Bos (Blanco), 41

2.º Giacomo Nizzolo (RadioShack-Leopard), 33

3.º Paul Martens (Blanco), 25

 

Geral da Montanha

1.º Manuele Boaro (Saxo-Tinkoff), 12

2.º Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa), 9

3.º Bertjan Lindeman (Vacansoleil-DCM), 6

 

Geral Metas Volantes

1.º Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), 5

2.º Eduard Vorganov (Katusha), 5

3.º Amets Txurruka (Caja Rural), 3

 

Melhor Português

1.º Tiago Machado (RadioShack-Leopard)

2.º Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte)

3.º Bruno Sancho (Carmim-Tavira)

 

Atualizada às 18h37, com a colocação da foto do vencedor da etapa de hoje.

Atualizada às 18h57 com declarações e mais pormenores da etapa

 

Comentários

pub