Tavira expõe “Dieta Mediterrânica, património cultural milenar”

A exposição “Dieta Mediterrânica, património cultural milenar” abre, no dia 23 de fevereiro, pelas 18h30, no Museu Municipal de Tavira […]

A exposição “Dieta Mediterrânica, património cultural milenar” abre, no dia 23 de fevereiro, pelas 18h30, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria.

Concebida para todos públicos, esta permite a aprendizagem das múltiplas dimensões deste património e a sua exploração pedagógica pelas escolas, pelas áreas da saúde e nutrição humanas.

Resulta do trabalho preparatório da Candidatura Transnacional da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade, apresentada à UNESCO, em março do ano passado, para a qual Tavira foi escolhida como comunidade representativa de Portugal.

Esta Candidatura envolve para além do nosso país, também a Espanha, Itália, Grécia, Chipre, Croácia e Marrocos na partilha de um património civilizacional comum.

A Dieta Mediterrânica tem origem no termo grego díaita que significa estilo de vida.

Ao longo dos últimos três mil anos, em torno da bacia do Mediterrâneo, sociedades humanas desenvolveram um estilo de vida, transmitido de geração em geração, o qual integra conhecimentos diversos, sistemas e técnicas de produção agrícola, de navegação e pescas, rituais simbólicos, festividades cíclicas, sociabilidades e convivialidades e um modelo alimentar equilibrado e saudável reconhecido pela UNESCO (2010) e pela Organização Mundial de Saúde.

Comentários

pub