Sergio Henao é o novo camisola amarela na Volta ao Algarve, portugueses completam pódio

O colombiano Sergio Henao (Sky) é o novo camisola amarela da 39ª Volta ao Algarve em Bicicleta, depois de se […]

O colombiano Sergio Henao (Sky) é o novo camisola amarela da 39ª Volta ao Algarve em Bicicleta, depois de se ter imposto na etapa de hoje, a terceira e penúltima da prova, que ligou Portimão e o Alto do Malhão.

O ciclista sul-americano confirmou uma tendência dos últimos anos naquela que é considerada a etapa-rainha da Volta ao Algarve, garantindo para a equipa britânica Sky a vitória na exigente subida para o Malhão. Em 2012, impôs-se ali Richie Porte e no ano anterior Stephen Cummings, pela mesma equipa.

Este também foi um dia bom para os ciclistas portugueses, com Rui Costa (Movistar) a ser o 2º na etapa e a subir ao mesmo posto da geral. Logo atrás de Rui Costa, na classificação geral, está Tiago Machado (RadioShack-Leopard). Na etapa de hoje, o terceiro foi o holandês Lieuwe Westra (Vacansoleil-DCM).

«Já tinha dito que o Sergio Henao era favorito e ele confirmou-o. A tirada de hoje foi boa para os meus objetivos. Amanhã é o dia de tudo ou nada», prometeu Rui Costa.

Sergio Henao atacou na subida final, deixando todos os adversários para trás, mesmo tendo cometido um pequeno lapso no percurso, a 75 metros da meta, que quase lhe custava a etapa.

«Foi uma etapa boa, muito dura. A equipa apostava em mim, correspondeu ao que se esperava e eu também não desiludi. Já melhorei muito no contrarrelógio, mas ainda não sou um especialista. Prometo dar o máximo amanhã para tentar manter a camisola amarela», disse o colombiano momentos antes de subir ao pódio.

Esta etapa era, teoricamente, a mais emocionante da corrida e, na prática, confirmou todas as expectativas. Houve constantes ataques, respostas do pelotão e muito público a aplaudir os corredores.

As movimentações e constantes mudanças na fisionomia da etapa fizeram com que a primeira fuga consistente acontecesse apenas já depois de percorridos os primeiros 90 quilómetros.

Juntou-se, então, um grupo de luxo, formado por Sylvain Chavanel (Omega Pharma-Quick Step), David López (Sky), José Herrada (Movistar), Maarten Wynants (Blanco), Nelson Oliveira (RadioShack-Leopard), Ricardo Mestre e Jorge Azanza (Euskaltel-Euskadi), Bruno Pires (Saxo-Tinkoff), Bjorn Leukemans e Bertjan Lindeman (Vacansoleil-DCM), Arkaitz Duran (Efapel-Glassdrive) e Christopher Jones (UnitedHealthcare).

A diferença máxima foi de 5 minutos, mas começou a descer abruptamente devido ao intenso trabalho da Omega Pharma-Quick Step. Apesar do esforço dos belgas, foi a Sky que teve o maior lucro, embora em termos de geral individual tudo permaneça em aberto para a última etapa, um contrarrelógio de 34,8 quilómetros que amanhã vai unir Castro Marim a Tavira.

Entre Sergio Henao e o 11.º, Tony Martin, há apenas uma diferença de 28 segundos. Além do colombiano, cuja camisola amarela pode servir de tónico de superação, são candidatos ao triunfo final homens como Rui Costa, Tiago Machado, Lieuwe Westra, Andreas Klöden, Denis Menchov, Michal Kwiatkowski e Tony Martin.

 

Classificações:
3.ª Etapa: Portimão – Alto do Malhão, 193km
1.º Sergio Henao (Sky), 4h53m15s
2.º Rui Costa (Movistar), a 3s
3.º Lieuwe Westra (Vacansoleil-DCM), 5s
4.º Rigoberto Urán (Sky), a 7s
5.º Tiago Machado (RadioShack-Leopard), mt
6.º Andreas Klöden (RadioShack-Leopard), mt
7.º Joshua Edmonson (Sky), mt
8.º Denis Menchov (Katusha), mt
9.º Jesús Herrada (Movistar), a 12s
10.º Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-Quick Step), mt

Geral Individual
1.º Sergio Henao (Sky), 14h50m49s
2.º Rui Costa (Movistar), a 7s
3.º Tiago Machado (RadioShack-Leopard), a 11s
4.º Lieuwe Westra (Vacansoleil-DCM), mt
5.º Andreas Klöden (RadioShack-Leopard), a 17s
6.º Rigoberto Urán (Sky), mt
7.º Denis Menchov (Katusha), mt
8.º Joshua Edmonson (Sky), mt
9.º Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-Quick Step), a 19s
10.º Jesús Herrada (Movistar), a 22s
11.º Tony Martin (Omega Pharma-Quick Step), a 28s
12.º Miguel Miguez (Euskaltel-Euskadi), a 34s
13.º André Cardoso (Caja Rural), a 43s

 

Veja aqui mais fotos da Volta ao Algarve.

 

 

Comentários

pub