Seminário na UAlg procura soluções para melhorar vida académica dos estudantes não tradicionais

“Non-traditional students in Higher Education: Looking beyond (in) success and dropout” é o título do seminário internacional que termina hoje, […]

“Non-traditional students in Higher Education: Looking beyond (in) success and dropout” é o título do seminário internacional que termina hoje, dia 1 de fevereiro, na Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), no Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro.

A iniciativa decorre no âmbito do projeto “Estudantes Não-Tradicionais no ensino superior: procurar soluções para melhorar o sucesso académico”, (PTDC/CPE-CED/108739/2008), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e coordenado por António Fragoso de Almeida (UAlg), em parceria com a Universidade de Aveiro.

O tema deste seminário incidirá, sobretudo, nos estudantes que no Ensino Superior estão em minoria e cuja participação se encontra constrangida por fatores estruturais: estudantes de classe trabalhadora ou estudantes que são os primeiros das suas famílias a frequentarem o ensino superior, estudantes mais velhos, minorias de grupos étnicos, estudantes com necessidades educativas especiais, etc.

Ao longo do seminário serão discutidas as questões do acesso destes estudantes ao Ensino Superior, as suas expectativas e a importância que estas revelam, o sucesso académico e o problema do abandono, as condições estruturais e de ensino-aprendizagem que as universidades lhes oferecem, os obstáculos e barreiras que se colocam ao seu sucesso.

A key-note lecture será proferida por Barbara Merrill, da Universidade de Warrick, que tem larga experiência de investigação neste campo, e discutida por Lyn Tett, da Universidade de Edimburgo.

Com estes debates científicos, que contam com participantes dos EUA, Reino Unido, Espanha e Portugal, pretende-se descobrir alternativas e soluções que possam ser aplicadas pelas instituições, para melhorar a vida académica dos estudantes não tradicionais.

Conheça aqui o programa.

Comentários

pub