Ricardo Mestre, Sérgio Paulinho e Tiago Machado disputam prova de abertura em Loulé

A temporada portuguesa de estrada arranca no próximo domingo, 10 de fevereiro, com a realização da Prova de Abertura – […]

A temporada portuguesa de estrada arranca no próximo domingo, 10 de fevereiro, com a realização da Prova de Abertura – 3.º Troféu Cidade de Loulé, uma corrida de 150,8 quilómetros, entre Quarteira e Loulé.

A Prova de Abertura, destinada às equipas continentais e às formações de clube, conta em 2013 também com a presença da Seleção Nacional/Liberty Seguros de elite, que será composta por seis elementos: André Cardoso e Manuel Cardoso (Caja Rural), Fábio Silvestre (Leopard-Trek), Ricardo Mestre (Euskaltel-Euskadi), Sérgio Paulinho (Saxo-Tinkoff) e Tiago Machado (RadioShack-Leopard).

Bruno Pires, inicialmente convocado, não irá representar a Seleção, uma vez que foi requisitado pela Saxo-Tinkoff para competir na Volta ao Mediterrâneo.

O pelotão da Prova de Abertura vai partir do Hotel Pinhal do Sol, às 10h20, prevendo-se que a chegada ocorra às 13h55, na Rua Serpa Pinto, em Loulé. Pelo caminho, os corredores vão encontrar um prémio de montanha de terceira categoria, na Picota (km 21,3), e duas metas volantes, a primeira em Alfontes (km 19,1), e a segunda na passagem pela meta que irá acontecer ao quilómetro 124,9, cerca das 13h20.

 

Outras provas de ciclismo em todo o país

O BTT está também em destaque no próximo domingo, dia escolhido para o XCO Citânia do Facho, prova que vai realizar-se na freguesia de Roriz, Barcelos, a partir das 13h00. A corrida é aberta a todas as categorias, desde as escolas de ciclismo até aos veteranos.

No âmbito das provas abertas, destaca-se a realização do Tribike, que terá lugar na Lousã, a partir das 10h30 de domingo. A competição inicia-se com a etapa de ciclismo de estrada, segue-se a de downhill e, por fim, a de cross country.

Outra prova aberta agendada para domingo é a Resistência 3 Horas de Azagães, Oliveira de Azeméis. O circuito está traçado em torno da zona desportiva local, e a prova começa às 9h30.

Domingo, 10 de fevereiro, é também a data escolhida para um evento que, anualmente, junta largas centenas de praticantes. A Bênção Nacional dos Ciclistas, que vai realizar-se em Fátima. A cerimónia religiosa será presidida pelo bispo emérito de Fátima e Leiria, D. Serafim Ferreira e Silva.

Comentários

pub