Reflorestação de São Brás de Alportel arranca esta sexta-feira com 6.000 árvores

A sede do Futebol Clube da Cabeça do velho acolhe amanhã, sexta-feira, dia 15, às 10h30, a Cerimónia de doação […]

A sede do Futebol Clube da Cabeça do velho acolhe amanhã, sexta-feira, dia 15, às 10h30, a Cerimónia de doação de cerca de 6.000 árvores autóctones para reflorestar o território ardido no incêndio de julho de 2012, um início promissor germinado pela solidariedade de diversas associações e entidades.

O Plano LARA – intervenção social pós incêndio de São Brás de Alportel, a desenvolver um trabalho de proximidade e apoio junto das populações afetadas em múltiplas vertentes, verificou a necessidade de oferta de árvores para reflorestar a imensidão de território devastado pelas chamas.

Esta dificuldade, assinalada pela população nas reuniões comunitárias, realizadas semanalmente, deu início a um conjunto de procedimentos e contactos por parte do LARA para conseguir colmatar esta lacuna e auxiliar cerca de quatro dezenas de famílias, dispostas a investir novamente na terra.

Neste âmbito, o Plano LARA apelou à solidariedade de diversas organizações e viveiros, e alcançou a oferta de mais de 6 mil árvores autóctones. Esta conquista contou com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas com a oferta de 1500 alfarrobeiras e quase 3000 pinheiros mansos,  e da iniciativa Carbono Neutro, do Centro Clínico Al Gharb e da Associação In Loco, que disponibilizaram mais de 1300 sobreiros.

A participação de empresas, Estado e sociedade civil neste processo de reflorestação do concelho de São Brás de Alportel, mostram como é possível construir coletivamente soluções de sustentabilidade territorial, tomando as populações locais como agentes ativos da mudança.

Comentários

pub