PSD/Faro apoia mariscadores e exige avanço rápido das dragagens na Ria

O PSD/Faro quer que a Sociedade Polis Ria Formosa «desencadeie com urgência a cadeia de procedimentos necessários» para que as […]

O PSD/Faro quer que a Sociedade Polis Ria Formosa «desencadeie com urgência a cadeia de procedimentos necessários» para que as dragagens naquela zona lagunar avancem, solidarizando-se com os viveiristas e mariscadores do concelho.

Na passada semana, um grupo de associados da Vivmar – Associação Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa, manifestou-se durante o lançamento da obra do Parque Ribeirinho de Faro. Na altura, recusaram manter mais reuniões com a Polis e a Câmara até que as dragagens avancem no terreno.

Numa nota de imprensa, o PSD recordou que as dragagens estão previstas desde a primeira hora no Polis e «até hoje, não obstante as reiteradas manifestações públicas de vários responsáveis políticos, ainda não se verificaram». «As promessas foram muitas, as realizações nenhumas», resumiram os social-democratas farenses.

Uma vez que, no dia da consignação da intervenção no Parque Ribeirinho, o novo presidente da Sociedade Polis afirmou já estar garantida a verba para as dragagens, o PSD/Faro pede que estas avancem e que seja tornado público «um cronograma que explicite todos os passos necessários e respetivos prazos».

«As intervenções previstas no Plano de Valorização Hidrodinâmica e Minimização de Riscos da Ria Formosa, a cargo da Sociedade Polis, constituem uma ferramenta indispensável para garantir a preservação das condições ecológicas do espaço lagunar, reforçar a navegabilidade e repor a renovação hídrica necessária para a melhoria de qualidade da água», consideraram.

Condições «vitais» para o exercício das atividades económicas, «que se têm deteriorado significativamente ao longo das últimas décadas».

«A nossa solidariedade e o nosso empenho político estão ao serviço de mariscadores, viveiristas e demais agentes económicos que, num esforço para salvaguardar a sobrevivência das suas atividades e para garantir a subsistência deste ecossistema, não se têm poupado em ações junto do poder político às quais este não soube ainda dar resposta», refere, ainda o PSD/Faro.

Comentários

pub