Proteção Civil ensina população senior de Tunes como agir em caso de emergência

Tunes vai receber nos dias 18 e 20 de fevereiro uma ação de sensibilização sobre o tema «Riscos coletivos e […]

Tunes vai receber nos dias 18 e 20 de fevereiro uma ação de sensibilização sobre o tema «Riscos coletivos e Proteção Civil», destinada à população sénior. A iniciativa terá lugar no Polo de Educação ao Longo da Vida de Tunes e começa às 14h30.

Acidentes graves e catástrofes, riscos e vulnerabilidade no território nacional, medidas de prevenção e autoproteção, planos de emergência, fontes de informação, associativismo e cidadania e atividade prática são alguns dos principais conteúdos programáticos da ação, que se realizará em duas sessões.

No dia 18 os participantes irão ter algumas noções de como reagir em caso de sismos, tsunamis, cheias e outras catástrofes, assim como quais os avanços técnico-científicos na área da redução de impactos e prevenção.

A sessão do dia 20 será baseada, entre outros aspetos, na apresentação da organização e agentes da proteção civil, divulgação das fontes de informação sobre antes, durante e depois de uma situação de catástrofe, tipologias e objetivos dos planos de emergência, noções básicas de primeiros socorros e simulações.

O promotor da ação é a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil e o Sector de Ação Social da Câmara Municipal de Silves.

A ANPC tem vindo a promover este tipo de ações no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações e pretende transmitir informações úteis sobre prevenção e autoproteção face a riscos coletivos, que permitam a manutenção da qualidade de vida e contribuam para a redução dos efeitos de ocorrências gravosas e/ou catástrofes.

Mais esclarecimentos sobre esta iniciativa podem ser obtidos através do telefone 282 440 800 (ext.: 370)  e do endereço de correio eletrónico do sector de Ação Social da Câmara de Silves «[email protected]».

Comentários

pub