Posto da GNR de Lagos pode mudar-se para antiga escola EB2,3 nº 1 de São João

O Ministério da Administração Interna decidiu mudar as instalações do atual posto da GNR de Lagos para a escola EB2,3 […]

O Ministério da Administração Interna decidiu mudar as instalações do atual posto da GNR de Lagos para a escola EB2,3 n.º 1 de São João, atualmente desativada.

A solução foi encontrada numa colaboração entre o executivo da Câmara de Lagos e a tutela e “enquadra-se num conjunto de estabelecimento de ensino desativados que poderão vir a ser ocupados pela GNR”, como se pode ler na resposta do Governo a uma pergunta colocada pela deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório, sobre o fim do posto territorial da GNR de Lagos.

O Bloco de Esquerda, porém, não ficou totalmente contente com a resposta, considerando que “ficamos, porém, sem saber se esta solução foi equacionada com base numa avaliação dos riscos para a segurança pública, sobretudo das populações rurais do concelho de Lagos e do afluxo populacional decorrente das épocas altas de turismo”.

O Ministério da Administração Interna acrescenta, na sua resposta, que já foi feita uma “visita técnica” às instalações da antiga escola, que contou com a presença do presidente da Câmara Júlio Barroso e ainda com os diretores da DGIE e da DIE/GNR.

Na sua resposta, o Ministério acrescenta que “esta solução enquadra-se num conjunto de estabelecimentos de ensino desativados, que poderão vir a ser ocupados pela GNR”.

“A confirmar-se esta solução, deverá seguir-se a concretização de um plano de intervenção de remodelação funcional e de recuperação, a desenvolver pela DGIE/MAI.

O atual Posto territorial de Lagos da GNR está instalado num antigo Convento que é propriedade da Câmara Municipal. O próprio MAI salienta que “estas instalações encontram-se degradadas e desajustadas face às necessidades do serviço da GNR”.

Comentários

pub