Pescador espanhol de barco marroquino evacuado de helicóptero 400 km a Oeste de São Vicente

Um tripulante com sintomas de ataque cardíaco, de nacionalidade espanhola, 58 anos de idade, que se encontrava a bordo do […]

Um tripulante com sintomas de ataque cardíaco, de nacionalidade espanhola, 58 anos de idade, que se encontrava a bordo do navio de pesca “Sueños” de bandeira marroquina, a pescar a cerca de 400 km a Oeste do Cabo São Vicente, foi durante a madrugada de hoje evacuado de helicóptero, numa operação conduzida pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).

O pedido de assistência médica foi recebido no MRCC Lisboa através do seu homólogo espanhol MRCC Madrid, e, após avaliação médica realizada pelo CODU-Mar (Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar) do INEM, foi decidida a evacuação médica do tripulante de acordo com as normas e os procedimentos em vigor.

O MRCC Lisboa assumiu a coordenação das operações, dentro das suas competências, empenhando para esse efeito um helicóptero EH-101 Merlin, com uma equipa médica do INEM a bordo, e uma aeronave C295 da Força Aérea Portuguesa.

Os meios chegaram ao local por volta das 3h30. No entanto, face à autonomia do helicóptero e à elevada distância a que a embarcação de pesca se encontrava do Montijo, o helicóptero não conseguiu efetuar a evacuação, tendo regressado à base para reabastecer.

Às 7h07, o helicóptero descolou com nova equipa médica do INEM, apoiado novamente pela aeronave C-295.

A evacuação decorreu então com sucesso, tendo o helicóptero EH-101 aterrado no aeroporto de Figo Maduro (Lisboa) às 10h28, e o tripulante sido encaminhado para o hospital de São José, em situação estável.

Comentários

pub