O futuro do Turismo e do Algarve

No livro «O Futuro do Turismo», descrevi os efeitos das despesas que os turistas fazem no destino, na economia local […]

No livro «O Futuro do Turismo», descrevi os efeitos das despesas que os turistas fazem no destino, na economia local e regional. Descrevi no «Ontem e Oje Na Economia» e no «Algarve/Alentejo My Love», os nichos de interesse para a nossa região.

No debate com o Ministro da Economia, em maio, alertei para um desemprego de 26% ainda neste Novembro. No Algarve, atingiremos este valor na Primavera.

Isto resulta em maior despesa com subsídios, criminalidade, pior qualidade de vida, o que reduz o turismo de luxo.

O recém apresentado projeto para urbanizar o outro lado da Lagoa dos Salgados é um crime e um engodo. Crime ambiental, mesmo autorizado, já contestado em Bruxelas e não só. E não serão empregados os números publicitados, pois o tipo de turista almejado no projeto não virá, pelas razões citadas.

Uma das razões é o resort da CS ali ao lado, que continuará às moscas no futuro; são obras originadas por construtoras com o objetivo de especular, pois não têm base nas previsões turísticas realizadas pelos especialistas do setor.

Este projeto, como o complexo no Páteo, Albufeira, e muito outros, já foram de tal forma divulgados nos limitados círculos de operadores de alta qualidade na Europa do Norte, que estão a obrigar o trade do turismo no Algarve a reduzir os seus preços.

Como ao mesmo tempo os impostos aumentam e a Secretaria de Estado do Turismo continua por caminhos inusitados, para não usar outro adjetivo, o futuro do Algarve é muito sombrio.

Não será a hora de exigirmos uma Região Autónoma para o Sul de Portugal? Ou um Reinado do Algarve? Lembremos que Dom Duarte tem casa por cá!

 

Autor: Jack Soifer é consultor internacional e autor de “Como Sair da Crise”, “Algarve/Alentejo – My Love” e “Ontem e Oje na Economia”

 

 

Comentários

pub