Marmelete vai ter Centro de Acolhimento para utilizadores da Via Algarviana

Um Centro de Acolhimento para utilizadores da Via Algarviana vai ser criado em Marmelete, concretizando o protocolo assinado esta sexta-feira, […]

Um Centro de Acolhimento para utilizadores da Via Algarviana vai ser criado em Marmelete, concretizando o protocolo assinado esta sexta-feira, dia 1, entre a Câmara Municipal de Monchique, a Junta de Freguesia de Marmelete e a Almargem.

Este Centro, que terá capacidade para entre os 12 a 15 camas, funcionará nas instalações do 1.º piso da Casa do Povo de Marmelete e prevê-se que abra ao público já no próximo mês de março.

A Via Algarviana é um eixo estrutural das rotas pedestres e do turismo de natureza no Algarve, em particular no concelho de Monchique, que definiu este como um dos pilares do seu desenvolvimento turístico.

A adaptação deste espaço para Centro é apresentado pela autarquia como «mais um complemento da oferta deste produto – Rotas Pedestres – que estamos a implementar em toda a área do concelho, que ascendem a mais de 300 quilómetros de percursos, devidamente sinalizados».

Na Freguesia de Marmelete, para além do troço da Via Algarviana I, existem mais dois troços, o percurso de pequena rota (PP) Rota da Geologia 1 e o PP de Marmelete.

A Junta de Freguesia será a entidade gestora do Centro de Acolhimento de Marmelete, uma vez que é a entidade que já tem vindo a apoiar e a colaborar nas iniciativas da Via Algarviana, nomeadamente na marcação do PP de Marmelete e na organização das Travessias da Via Algarviana.

Os percursos que estão a ser marcados, na área do concelho, para além dos já referidos são a PP Rota das Cascatas, PP Rota das Árvores Monumentais, PP Rota dos Moinhos, PP (audioguiado- na Vila de Monchique)) das Chaminés de Saia, PP Rota da Geologia II (Fóia), PP Caldas de Monchique – Monchique-Picota, PP Foia; ainda, uma alteração substancial no percurso da Via Algarviana I, levando esta à Freguesia de Alferce, nomeadamente com passagem na Fonte Santa da Fornalha.

Comentários

pub