Mark Cavendish confirmado na Volta ao Algarve em bicicleta

A Omega Pharma-QuickStep confirmou hoje a presença do britânico Mark Cavendish, campeão mundial em 2011 e um dos melhores sprinters […]

A Omega Pharma-QuickStep confirmou hoje a presença do britânico Mark Cavendish, campeão mundial em 2011 e um dos melhores sprinters da história da modalidade, na 39ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta.

Mark Cavendish junta-se, desta forma, a outros nomes fortes da formação belga, como o alemão Tony Martin, bicampeão mundial de contrarrelógio e vencedor da Volta ao Algarve em 2011, e o campeão francês na luta contra o cronómetro, Sylvain Chavanel.

Aos 27 anos, Mark Cavendish tem no seu palmarés mais de 100 vitórias, 36 das quais em etapas das grandes voltas (23 no Tour, 10 no Giro e 3 na Vuelta).

É, neste momento, o corredor mais vitorioso de 2013, somando já seis triunfos, incluindo quatro etapas consecutivas e a geral final da Volta ao Qatar.

Em 2012 entrou na história do Tour, ao tornar-se o primeiro ciclista a vencer a famosa etapa final dos Campos Elísios em quatro edições seguidas. A esse propósito, recorde-se, Cavendish foi eleito em 2012 pelo jornal L’Équipe como o melhor sprinter da história do Tour.

Além de Mark Cavendish, Tony Martin e Sylvain Chavanel, a Omega Pharma-QuickStep completa a sua formação para Algarvia com os seguintes elementos: Dries Devenyns, Gert Steegmans, Iljo Keisse, Michal Kwiatkowski e Nikolas Maes.

Estão confirmadas para a Volta ao Algarve 20 equipas e a seleção de Angola. Destacam-se oito ProTeams, a primeira divisão internacional: Blanco Pro Cycling (Holanda), Euskaltel-Euskadi (Espanha), Movistar Team (Espanha), Omega Pharma-Quick Step (Bélgica), RadioShack-Leopard (Estados Unidos), Team Saxo-Tinkoff (Dinamarca), Sky (Reino Unido) e Vacansoleil-DCM (Holanda).

No lote de equipas participantes estão também cinco de categoria continental profissional: Caja Rural (Espanha), Colombia (Colômbia), Team Katusha (Rússia), Topsport Vlaanderen-Baloise (Bélgica) e UnitedHealthcare (Estados Unidos).

Os seis conjuntos continentais portugueses também marcam presença: Carmim-Tavira (Portugal), Efapel-Glassdrive (Portugal), LA Alumínios-Antarte (Portugal), Louletano-Dunas Douradas (Portugal), OFM-Quinta da Lixa (Portugal) e Rádio Popular-Onda (Portugal), assim como a formação continental An Post-Chainreaction (Bélgica). A seleção de Angola é também uma presença confirmada nas estradas algarvias.

A 39.ª edição da Volta ao Algarve corre-se de 14 a 17 de Fevereiro, ao longo de quatro etapas:

1.ª Etapa: 14 de Fevereiro – Faro / Albufeira – 198,8 km
2.ª Etapa: 15 de Fevereiro – Lagoa / Lagoa – 195,0 km
3.ª Etapa: 16 de Fevereiro – Portimão / Alto do Malhão – 193 km
4.ª Etapa: 17 de Fevereiro – Castro Marim / Tavira – 34,8 km

Comentários

pub