Loulé: Candidato Hélder Martins inicia ciclo debatendo “Política de Eventos e Marketing das Cidades”

“Política de Eventos e Marketing das Cidades” é o tema da primeira conferência do ciclo “Fórum Pensar Futuro”, marcada para […]

“Política de Eventos e Marketing das Cidades” é o tema da primeira conferência do ciclo “Fórum Pensar Futuro”, marcada para dia 14, às 21h00, a sala da Assembleia Municipal de Loulé, no Edifício Duarte Pacheco, numa organização conjunta do Gabinete de Estudos do PSD/Loulé e da Candidatura de Hélder Martins à Câmara Municipal de Loulé.

Esta primeira conferência contará com a participação de Carlos Martins, diretor executivo de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, e de Joaquim Guerreiro, vereador da cultura da Câmara Municipal de Loulé.

Procurando envolver os cidadãos e conhecer bons exemplos, este Fórum é também o resultado do trabalho realizado pelo Gabinete de Estudos do PSD/Loulé. Um trabalho que envolveu cerca de meia centena de pessoas, de todos os quadrantes políticos e sociais, que procuraram com a sua disponibilidade contribuir de forma descomprometida mas ativa para a visão de futuro do concelho que a candidatura de Hélder Martins pretende construir com todos.

«É no dinamismo económico, na inovação social, na competitividade territorial e na participação pública que esta candidatura pretende discutir e refletir de forma a apresentar um projeto de ação para o concelho de Loulé», salienta a candidatura de Hélder Martins, em nota de imprensa.

 

Os oradores

Carlos Martins é o diretor executivo de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura e durante o ano de 2012, sob a sua orientação, Guimarães foi repensada, reutilizada e transformada.

Velhas infraestruturas deram lugar a espaços que serviram de base a ideias, projetos e perspetivas para responder aos desafios das cidades da contemporaneidade. Guimarães abraçou a cultura e esta assumiu-se como forma de desenvolver o capital humano e criar uma economia criativa.

Com um percurso intimamente ligado à criatividade, Carlos Martins, já desempenhou, entre outros, o cargo de presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira S.A. e a presidência da Feira Viva, Cultura e Turismo EM.

Foi coordenador do programa “Cooperar para Desenvolver – O Turismo do Norte em Rede” e coautor de diversos estudos na área – destaque para o Estudo Macroeconómico “Desenvolvimento de um Cluster de Indústrias Criativas no Norte de Portugal”, promovido pela Fundação de Serralves.

Membro do Conselho Nacional de Cultura – Secção das Artes, Carlos Martins é ainda presidente da ADDICT – Agência de Desenvolvimento das Indústrias Criativas.

Telmo Faria foi eleito em 2001 presidente da edilidade de Óbidos e desde então aquela vila do centro litoral de Portugal assistiu a uma revolução empreendedora que a tornou um caso de sucesso em Portugal.

Já no ano de 2009, em Estocolmo, na conferência anual do URBACT (rede europeia que reúne cidades de baixa densidade), integrada na presidência sueca da União Europeia, Telmo Faria, defendia que a criatividade não devia ser tratada como moda, mas como a “principal ferramenta para a regeneração económica e social”.Este exemplo de ação em Óbidos elevou o empreendedorismo municipal a um outro nível.

Quem já visitou o castelo de Óbidos conhece a vila e toda a sua beleza. Mas os mais atentos já repararam também que, na entrada principal da vila, está localizado o gabinete de apoio ao empreendedor.

São estes pormenores que distinguem o trabalho de Telmo Faria, não só enquanto visionário, mas também enquanto acérrimo defensor de que o empreendedorismo cria os meios para a resolução dos problemas das pessoas.

Joaquim Guerreiro tem 44 anos e é natural de Loulé. É licenciado em Gestão de Marketing e Publicidade, pelo INUAF Instituto Superior Dom Afonso III. Foi deputado municipal durante oito anos.

É quadro do Ministério da Economia. Foi durante muitos anos dirigente associativo.

Depois de ter sido Chefe de Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara Municipal de Loulé e de ter coordenado durante oito anos o Gabinete de Comunicação e Relações Públicas, Joaquim Guerreiro foi eleito, em outubro de 2009, vereador desta Autarquia onde acumula, entre outros, os pelouros da Cultura, Eventos e Turismo.

Foi responsável pela nova dinâmica cultural do Município, onde se destaca a implementação do Festival MED, em 2004, e da Noite Branca, em 2007.

Comentários

pub