Lagos aumenta quantidade de rolhas de cortiça e de óleo usado recolhidos

Lagos recolheu mais de 3,5 toneladas de Óleos Alimentares Usados (OAU) e aumentou de forma significativa as quantidades de Rolhas […]

Lagos recolheu mais de 3,5 toneladas de Óleos Alimentares Usados (OAU) e aumentou de forma significativa as quantidades de Rolhas de Cortiça colocadas nos “Rolhinhas”, anunciou hoje a autarquia.

Durante o ano 2012, foram recolhidos nos “Rolhinhas” distribuídos pelos edifícios municipais e escolas, um total de 69,21 Kg de rolhas de cortiça, correspondente a um aumento na ordem dos 82%, comparativamente a 2011.

O local onde se registou uma maior quantidade de rolhas de cortiça, durante o ano passado, foi na Escola JI/ EB1 da Ameijeira, com 31,81 Kg, seguindo-se o Mercado da Avenida e o Edifício Paços do Paços Concelho Séc. XXI, com 11,90 Kg e 10,90 Kg, respetivamente.

O Green Cork é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça que tem como objetivo não apenas a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, o financiamento de parte do Programa “Criar bosques, conservar a biodiversidade”, que utilizará exclusivamente árvores da nossa floresta autóctone, entre as quais o Sobreiro.

Em termos gerais, este projeto pretende ajudar o ambiente de três formas: na redução de resíduos; na defesa da rolha de cortiça, como produto plenamente ecológico, e do próprio montado, bem como da plantação de novas árvores (de acordo com informações fornecidas pela Quercus, cada quilograma de rolhas recicladas equivale a uma árvore plantada e cuidada).

No que diz respeito aos óleos alimentares usados, foram recolhidos durante todo o ano de 2012, nos 12 oleões distribuídos pelo Município de Lagos, cerca de 3,5 toneladas de OAU, verificando-se ainda uma forte adesão da população ao projeto.

Ainda assim, e apesar do alargamento da rede em finais de agosto de 2012, com a inclusão de mais dois oleões nas freguesias de Bensafrim e B. S. João, registou-se um decréscimo nas quantidades recolhidas face ao ano anterior (na ordem dos 24,8%), o que poderá justificar-se pelo registo de alguns furtos nos oleões ou, eventualmente, pela redução no consumo, que tem conduzido, de uma forma geral, à redução dos resíduos produzidos.

Constatou-se ainda que, os meses de janeiro, maio e dezembro foram os que registaram uma maior quantidade de OAU recolhido, com valores de 504,52 Kg; 478,40 Kg e 476,36 Kg, respetivamente.

O oleão existente junto ao Mercado de Santo Amaro é o que continua a apresentar uma maior produtividade, com cerca de 1 ton de OAU recolhido ao longo de 2012.

O oleão localizado na Praia da Luz, que apresentou uma menor produção de OAU em 2011, com cerca de 49 Kg recolhidos neste período, foi alvo de uma relocalização em finais de agosto de 2012, passando para uma zona mais central desta vila.

Constatou-se que esta alteração na localização poderá ter conduzido a uma maior adesão a este equipamento, visto que em 2012, registou-se um total de 268,64 Kg de OAU recolhido neste oleão, correspondente a um aumento superior a 400%.

Para além das quantidades recolhidos nos oleões, foi ainda possível recolher nos estabelecimentos de ensino do Município que aderiram ao Projeto de Recolha de Óleos Alimentares Usados nas Escolas, nomeadamente: Escola EB1 de Espiche; Escola EB1 de Bensafrim; Escola EB1 nº 3 de Lagos; Escola EB1 + JI de Santa Maria; Escola EB1 + JI da Ameijeira; e Escola EB 2,3 das Naus; cerca de 1,2 ton de OAU, revelando um grande envolvimento da população escolar.

O óleo é recolhido pela empresa Reciclimpa e é encaminhado para a reciclagem promovendo-se deste modo a sua valorização (o óleo pode ser reutilizado para a produção de sabão ou de biodiesel – biocombustível)

Fique a conhecer informações mais detalhadas sobre estes assuntos em www.cm-lagos.pt (item Ambiente).

Comentários

pub