Portimão e Lagoa apostam em sessões de cinema independente e comercial

Depois de ter sido notícia o fecho das salas de cinema da Castello-Lopes em Portimão e na Guia, os cinéfilos […]

Depois de ter sido notícia o fecho das salas de cinema da Castello-Lopes em Portimão e na Guia, os cinéfilos do Barlavento algarvio poderão agora tirar a barriga das misérias. É que, na próxima sexta-feira, dia 15 de fevereiro, vai começar a exibição regular de cinema independente no Teatro Municipal de Portimão, enquanto no vizinho concelho de Lagoa, no Auditório Municipal, será tempo de filmes mais comerciais mas de qualidade.

Assim, no próximo dia 15, às 21h30, será exibido no Pequeno Auditório do TEMPO, o filme “Tabu” de Miguel Gomes, iniciando-se assim o “Cinema às 6ªs”, uma programação regular de filmes independentes que, duas vezes por mês e sempre às sextas-feiras, trará ao Teatro Municipal de Portimão obras da 7ª arte de realizadores de todo o mundo.

Lagoa vai também passar a ter sessões regulares de cinema mensais à sexta-feira, mantendo ao mesmo tempo dois filmes mensais para crianças de todas as idades e filmes para espetadores seniores. A programação arranca já na próxima sexta-feira, com o filme «Os Descendentes» e apresentará «Lincoln», a 7 de junho.

A exibição dos filmes vai decorrer no Auditório Municipal de Lagoa, numa iniciativa da Câmara local, devido ao facto de «a cidade e o concelho não dispõem de salas privadas de cinema».

Assim, além das já habituais sessões mensais de “Cinema de Palmo e Meio”, com a projeção de dois filmes, em horário diferente, para crianças de todas as idades, pssará a haver agora sessões regulares mensais “à Sexta-Feira” (Adultos, Clube de Cinema), procurando suprir lacunas existentes em termos da exibição cinematográfica.

Com objetivos didáticos e culturais, os Serviços Culturais da Autarquia pretendem «criar e alargar o gosto pela sétima arte, também como forma de entretenimento e ocupação de tempos livres». A Câmara de Lagoa informa que procurará exibir filmes de grande qualidade, disponíveis no circuito comercial.

Assim, a programação de cinema “à Sexta-Feira”, sempre às 21 horas, começa na próxima semana, no dia 15 de fevereiro, com «Os Descendentes», seguindo-se «Comprámos um Zoo» (15 de março), «A Vida de Pi» (26 de abril), «Jogada de Risco» (24 de maio), «Lincoln» (7 de junho), «Argo» (20 de setembro), «As Voltas da Vida» (11 de outubro) e ainda «Amor» (29 de novembro).

No que diz respeito à programação “Cinema Numa Noite de verão” (22 horas), será projetada , ao ar livre, a fita «A Idade do Rock», a 10 de agosto, em Ferragudo, e a 11 de agosto, em Carvoeiro.

Em outubro, em dias, locais e horário a definir, haverá ainda Cinema para Espectadores Seniores.

Quanto à programação “Cinema de Palmo e Meio”, destinado às crianças, no Auditório Municipal de Lagoa, com sessões às 15h00, a 24 de fevereiro será exibido «As Aventuras de Sammy», continuando depois com «Zambézia» (28 de abril), «Alpha e Ómega» (26 de maio), «Hotel Transilvânia» (30 de junho), «Os Croods» (29 de setembro), «Capuchinho Vermelho – A Nova Aventura» (27 de outubro), «EPIC» (24 de novembro) e ainda «Justin» ( 15 de dezembro).

 

 

«Tabu» abre programação em Portimão

 

“Tabu”, o filme que no dia 15 de fevereiro abre a programação no Teatro Municipal de Portimão, venceu o Prémio da Crítica do Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2012, e continua a acumular distinções um pouco por todo o mundo.

Foi recentemente escolhido como segundo melhor filme do ano no top ten promovido pela revista britânica Sight & Sound, publicação do British Film Institut, e eleito pela revista francesa Cahiers du Cinéma como um dos melhores filmes do ano.

Em março, seguem-se duas longas-metragens que também granjearam o apreço da crítica: o documentário “Women are heroes” do fotógrafo e artista de rua francês JR, vencedor do Prémio TED 2011, que será exibido a 8, pelas 21h30, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Será depois a vez de “Uma vida melhor”,  do francês Cédric Kahn, que valeu a Guillaume Canet o Prémio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Roma e que conquistou também o prémio Especial do Júri e Prémio Cineuropa no Lisbon and Estoril Film Festival, a apresentar no dia 15 de Março, também às 21h30.

Seguem-se “Cosmopolis”, do aclamado realizador canadiano David Cronenberg, produzido pelo português Paulo Branco, no dia 12 de abril, e o thriller político sobre a operação que levou ao assassinato de Humberto Delgado pela PIDE “Operação Outono” de Bruno de Almeida, no dia 26 do mesmo mês.

Dia 19 de maio, será a vez do controverso e premiado filme de Leo Carax “Holy Motors”, que conquistou o Prémio de Melhor Filme e Melhor Realizador na competição fantástica do Festival Sitges 2012, foi nomeado para Palma de Ouro do Festival de Cannes 2012 e foi escolhido como quarto melhor filme do ano no já referido top ten da revista Sight & Sound.

Segue-se “Autobiografia de Nicolae Ceausescu”, do romeno Andrei Ujica, vencedor de Melhor Edição do Gopos Awards 2011, a ser exibido dia 24 de maio.

Junho traz “Elena” do russo Andrey Zvyagintsev, vencedor do Prémio Especial do Júri do Festival de Cannes 2011, no dia 14, e no dia 28 é a vez de “O Polícia” do israelita Nadav Lapid, vencedor do Prémio Especial do Júri do festival de Cinema de Locarno, do Prémio de Melhor Primeiro Filme, Melhor Argumento e Melhor Fotografia no Festival de Cinema de Jerusalém, e Prémio do Público no Festival de Cinema de Nantes.

No dia 12 de julho, o TEMPO exibe “Ali, o caçador” do realizador iraniano Rafi Pitts, nomeado para o Urso de Ouro do festival de Cinema de Berlim, ao passo que no dia 26, e a fechar a temporada antes do verão, é a vez de “O meu maior desejo” do japonês Hirokazu Koreeda, que conquistou o Prémio de Melhor Argumento no Festival de San Sebastián.

Os bilhetes para o “Cinema às 6ªs” custam 3 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, de terça a sábado, das 10h00 às 19h00, e em dias de espetáculo das 10h00 às 21h30. Para mais informações e reservas: 282 402 475 / 961 579 917, ou através do sítio: http://www.teatromunicipaldeportimao.pt.

 

 

Comentários

pub