Investigação: Parque de Ciência da Universidade do Porto premiado

O projeto do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) foi premiado pela Comissão Europeia na categoria […]

O projeto do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) foi premiado pela Comissão Europeia na categoria de Crescimento Inteligente dos Prémios RegioStars.

Esta categoria, que destaca a ligação das universidades ao crescimento regional, distinguiu o projeto do UPTEC pela ligação que estabelece entre a academia e as empresas num ambiente dinâmico e centrado na inovação.

O Parque de Ciência faz parte de várias redes regionais e nacionais e colabora com o setor privado, como a Microsoft e o MIT e tem como objetivo global potenciar o crescimento económico sustentável a longo prazo, através do desenvolvimento de novas ideias, da atualização dos processos e da promoção de atividades de Investigação e Desenvolvimento na região Norte. O parque integra 110 empresas (95 das quais em fase de arranque) e emprega cerca de 800 especialistas.

Os prémios Regio Stars, divididos nas categorias de Crescimento Inteligente, Crescimento Sustentável, Crescimento Inclusivo, CityStar e Informação e Comunicação, distinguem projetos inovadores que contribuam para a criação de emprego no futuro e que tenham recebido investimentos através da Política Regional da UE desde 1 de janeiro de 2000.

A Política Regional da UE representa cerca de um terço do orçamento da União Europeia. Estão a ser investidos 347 mil milhões de EUR em cerca de dois milhões de projetos cofinanciados em regiões e Estados-Membros de toda a Europa para o período 2007-13. Para obter mais informações, visite: http://ec.europa.eu/regional_policy/index_pt.cfm

Comentários

pub