Futuros chefs de cozinha fazem roteiro gastronómico em Portugal

Uma carrinha e três jalecas partem em busca da raiz gastronómica Portuguesa. O projeto chama-se Cook’in Portugal e foi idealizado […]

Uma carrinha e três jalecas partem em busca da raiz gastronómica Portuguesa. O projeto chama-se Cook’in Portugal e foi idealizado por três alunos recém-formados do curso de Gestão e Produção de Cozinha das escolas do Turismo de Portugal. Em tempos de crise, estes jovens optaram por ir para fora…cá dentro.

Durante o mês de Fevereiro, Ana Bastos, Filipa Carmo e Paulo Roberto, aspirantes a chefs, irão percorrer o país de sul a norte recolhendo sabedoria culinária popular e trocando experiências com chefs conceituados que os irão receber nas suas cozinhas.

«O nosso projeto tem como objetivo levar-nos a conhecer no terreno os ingredientes, os métodos e as pessoas e, em troca, colaboramos com as nossas 6 mãozinhas e facas nas cozinhas que nos queiram receber» afirma Ana Bastos, uma das ex-alunas e autora do projeto.

Para Paulo Roberto, «o conhecimento é fundamental na criação de valor, e nós, como futuros profissionais da cozinha temos o dever de conhecer e manter o nosso património gastronómico para criação de um produto turístico reconhecido e de qualidade.»

Os objetivos desta viagem são aprofundar o conhecimento sobre ingredientes, técnicas e sabores da culinária tradicional portuguesa, fomentar a partilha de saberes e estabelecer uma ligação entre a escola e o mercado de trabalho.

Depois de 18 meses de formação na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, os três alunos não quiseram ficar em casa à espera que surgisse uma oportunidade de emprego.

Filipa Carmo resume o espiríto do projeto: “Em tempos menos positivos, é preciso mostrar que é na formação, no espírito criativo e empreendedorismo que poderá residir a solução para uma ocupação profissional de sucesso”.

A carrinha com as três jalecas (farda de cozinha) parte hoje, dia 8 de Fevereiro, com rota definida para Évora, Porto, Valença, Vila Nova de Famalicão, Lisboa e Sagres.

 

Quem são eles?

 

A Ana tem 25 anos, tirou o curso de design mas sempre desenhou o seu percurso pelos caminhos da gastronomia. Viajou em busca de saber mais sobre o que rodeava os alimentos. Hoje, está no curso de cozinha e sonha com uma estrela, mas daquela marca que leva muita gente à loucura…A Michelin! Que nos perdoem os designers deste país mas esta menina “tá bem é na cozinha”!

 

 

 

A Filipa tem 26 anos e enquanto rastejava os dias na universidade, na área de Línguas e Comunicação, sonhava em queimar panelas e sautés numa cozinha “à séria”! Em vez disso, a única coisa que queimou foram alguns neurónios! Que lhe perdoem os colegas e professores desse grande curso! Ela está convosco! Hoje em dia já não rasteja, corre à velocidade da luz para a sua rica cozinha, sonha ser mais e maior nesta área tão difícil, mas tão gratificante.

 

 

 

O Paulo tem 33 anos e é engenheiro agrónomo. No entanto, sempre cultivou o interesse pela gastronomia Portuguesa e Francesa. Enquanto plantava relva, sonhava em adubar o seu futuro numa caixinha de 4 paredes com bicos de fogão. O engenheiro Paulo deixou a enxada e agarrou na colher de pau!

 

 

A aventura do Cook’in Portugal poderá ser seguida na página do projeto no Facebook e aqui neste blogue.

Conheça aqui o percurso a cumprir pelos três jovens chefs.

 

 

Comentários

pub