Fotojornalismo: Inscrições para Prémio Estação Imagem/ Mora abrem dia 15

As inscrições para o Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora decorrem de 15 de Fevereiro a 30 de Março e o […]

As inscrições para o Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora decorrem de 15 de Fevereiro a 30 de Março e o galardão engloba este ano uma nova categoria, para reportagens dedicadas a Assuntos Contemporâneos.

A nova categoria, introduzida este ano no prémio dedicado em exclusivo à reportagem, vai focar “assuntos atuais, novos e emergentes que afetem as sociedades”, explicou Luís Vasconcelos, da associação Estação Imagem.

O concurso passa a ter “um total de sete categorias”, disse o organizador, lembrando que os candidatos, além desta nova vertente de Assuntos Contemporâneos, podem concorrer nas áreas de Notícias, Vida Quotidiana, Arte e Espetáculos, Ambiente, Série de Retrato e Desporto.

De entre todas as reportagens apresentadas a concurso, para todas as categorias, o júri vai também escolher aquela que será a vencedora do galardão principal do concurso, o Prémio Estação Imagem/Mora (3.500 euros).

Este evento, de carácter anual, vai na quarta edição e é aberto a fotojornalistas, portugueses ou estrangeiros, de Portugal, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da região espanhola da Galiza.

Promovida pela Associação Estação Imagem, com sede em Mora, e pelo município daquele concelho alentejano, a iniciativa integra também uma bolsa anual, a atribuir a um fotojornalista para um projeto sobre o Alentejo, que tem de ser concretizado até à edição seguinte do concurso.

Outra das novidades da edição deste ano prende-se, precisamente, com o valor desta bolsa anual, que subiu de 3.500 para 4.000 euros, enquanto o valor a atribuir a cada categoria baixou ligeiramente.

“Como subimos o valor da bolsa e criámos a nova categoria, reduzimos ligeiramente, de 1.250 para 1.000 euros, o montante a atribuir ao vencedor de cada categoria”, explicou Luís Vasconcelos.

As inscrições para o Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora 2013 abrem a 15 de Fevereiro e prolongam-se até 30 de Março. O anúncio dos vencedores, do galardão principal, das várias categorias e da bolsa, e a entrega de galardões decorrem a 13 de Abril, em Mora.

Cada reportagem candidata tem de ter um título e um pequeno texto de enquadramento, em português e em inglês.

Também as candidaturas à bolsa devem estar em ambas as línguas, “com uma memória descritiva com título, narração pormenorizada do projeto, do modo como será executado e dos objetivos pretendidos”, devendo os candidatos juntar um portefólio de fotografias suas.

Segundo a Estação Imagem, que se dedica ao estudo e promoção da imagem, com particular enfoque na fotografia documental, o júri deste ano é liderado por Elisabeth Biondi, que preside também ao júri de fotos do World Press Photo 2013.

Os outros membros do júri são Jim Casper, Pablo Juliá e Paul Hanna.

Comentários

pub