Enfermeiros Perioperatórios fazem “flash mob” no AlgarveShopping da Guia

A AESOP – Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses vai assinalar esta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, o […]

A AESOP – Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses vai assinalar esta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, com um flash mob a nível nacional, que começa no norte do país e termina na região algarvia, no AlgarveShopping, na Guia (Albufeira).

Às 21 horas, enfermeiros perioperatórios algarvios e alguns amigos, vestidos como se estivessem no bloco operatório, vão apresentar-se no primeiro andar do AlgarveShopping, junto à Fnac, numa coreografia espontânea como é habitual nos flash mobs, convidando a comunidade a juntar-se a eles.

A enfermeira Elena Noriega, responsável pela organização do flash mob no Algarve, explicou ao Sul Informação que espera pelo menos 60 participantes, na sua maioria enfermeiros, mas também outras pessoas, como os dançarinos da Portimão Dance Studio e alunos de uma escola secundária.

E para que nada falhe, apesar de um flash mob até ser, por definição, espontâneo, ontem à noite houve um ensaio geral da coreografia que hoje o grupo irá apresentar.

O flash mob vai ocorrer em todo o país, «avançando como uma onda de Norte para Sul». Assim, começará em Braga e Bragança, seguindo depois para o Porto, Coimbra, Torres Vedras, Abrantes/Tomar, Lisboa, Beja e finalmente Algarve.

As pessoas não sabem o que são os enfermeiros perioperatórios, o que é que nós fazemos, por isso esta é uma forma de chamar a atenção para o nosso trabalho», acrescentou Elena Noriega.

A EORNA – European Operating Room Nurses Association,  há oito anos que elegeu o dia 15 de Fevereiro como o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, com o objetivo de celebrar e dar a conhecer à sociedade civil quem são e o que fazem os enfermeiros perioperatórios.

Todos os anos, a AESOP tem tido a preocupação de desenvolver atividades, para, em locais públicos, instituições e através da comunicação social, celebrar este dia.

 

O que é um enfermeiro perioperatório?

 

1. O que faz o enfermeiro perioperatório?
É o profissional que presta cuidados de enfermagem à pessoa que vai ser operada (no período perioperatório) isto é, antes, durante e após a cirurgia.

Inserido numa equipa multiprofissional garante a segurança, a comunicação, o conforto, o controlo da infecção e previne eventos adversos.

Satisfaz as necessidades de vida da pessoa e defende os seus interesses. Ajuda-a a estar informada, a mobilizar recursos e a tomar decisões no que concerne à sua saúde.

2. No que se traduz o seu trabalho no bloco operatório?
No bloco operatório o enfermeiro faz a gestão dos cuidados, dos profissionais e dos recursos.

Na sala de operações os três enfermeiros garantem a segurança, o controlo da infecção e a prevenção de eventos adversos.

Prestamestes cuidados à pessoa exercendo funções de enfermeiro circulante, instrumentista, de anestesia.

O enfermeiro circulante é responsável pela pessoa e pelo ambiente que a rodeia. É como que o maestro de uma orquestra: coordena toda a actividade para que a sua cirurgia decorra da forma mais segura possível, que esteja tudo no lugar certo à hora certa, que nada lhe falte e não ocorram riscos evitáveis.

O enfermeiro instrumentista, ao lado do cirurgião, instrumenta de forma eficaz e segura, diminuindo os riscos de infecção, de hemorragia, de “retenção” de corpos estranhos tendo ainda a preocupação de que a pessoa sofra o mínimo possível com a agressão da cirurgia.

O enfermeiro de anestesia tem a preocupação de proporcionar à pessoa conforto e tranquilidade, funções vitais (circulação e respiração) estáveis, garantia da segurança da medicação administrada, posicionamento seguro e um “acordar” tranquilo.

Na Unidade de Cuidados pós Anestésicos, local onde a pessoa recupera da anestesia, está um enfermeiro que ajuda a controlar a dor, atento ao conforto, vigiando a recuperação e assegurando um regresso sem riscos, à enfermaria ou mesmo a casa.

3. O seu trabalho acaba quando termina o ato cirúrgico?
Claro que não; da mesma maneira que também não começa com o ato cirúrgico. Os enfermeiros perioperatórios planeiam o processo de cuidados no espaço que medeia o pré-operatório, até à recuperação pós operatória (pelo menos até a pessoa ter alta do Bloco Operatório).

Avalia as necessidades da pessoa, no pré operatório, realiza o acolhimento e faz as verificações de segurança à entrada do BO, prepara o ambiente cirúrgico da sala de operações, garantindo a existência e segurança dos dispositivos, medicamentos e equipamentos.

No pós operatório garante a comunicação necessária à continuidade dos cuidados e avalia a eficácia dos mesmos.

Comentários

pub