Faro: Exposição «Portugal 2020» prepara novo quadro de fundos comunitários

A exposição « Portugal 2020, Novo Ciclo de Apoio ao Crescimento Económico e ao Emprego, perspetivas para um novo QREN» […]

A exposição « Portugal 2020, Novo Ciclo de Apoio ao Crescimento Económico e ao Emprego, perspetivas para um novo QREN» vai ficar patente ao público de 15 de fevereiro a 29 de março na sala de exposições da CCDR Algarve, em Faro.

A mostra é composta por boas práticas concretizadas a nível nacional em linha com o horizonte de intervenção 2014-2020.

O evento decorre no quadro da preparação da Estratégia de Ação Regional para o próximo período de programação de fundos comunitários na sequência da elaboração do primeiro exercício de Diagnóstico Prospetivo enriquecido pela recolha de contributos dos parceiros regionais dos diversos sectores e da reflexão realizada sobre a região.

Os «três pilares fundamentais» da estratégia para os próximos sete anos, são centrados no crescimento inclusivo, sustentável e inteligente, e como refere David Santos, presidente da CCDR Algarve, a Região deve centrar a sua aposta nos recursos endógenos, com particular relevo para as áreas do Mar, da Terra e do Turismo.

Assim, os fundos serão orientados, por exemplo para a criação de emprego, para o apoio às empresas, à transferência da investigação para o mercado, à eficiência energética e alterações climáticas e às intervenções integradas e sustentáveis nas cidades.

O QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional de 2014 – 2020 está neste momento em negociação e o Algarve poderá vir a figurar como Região de Transição, entre as regiões mais desenvolvidas ( Lisboa e Madeira) e as menos desenvolvidas ( Açores, Norte, Centro e Alentejo).

A exposição foi produzida pelo IFDR em parceria com a Rede de Comunicação do QREN.

Comentários

pub