Exposição ROOTS inaugura em Maputo

A exposição ROOTS abre no dia 27 de fevereiro no Centro Cultural Português, em Maputo (Moçambique), numa iniciativa do Muvart, […]

A exposição ROOTS abre no dia 27 de fevereiro no Centro Cultural Português, em Maputo (Moçambique), numa iniciativa do Muvart, LAC – Laboratório de Artes Criativas de Lagos e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

A exposição, que tem como curador Jorge Dias (Moçambique), apresenta trabalhos dos artistas A.Pedro Correia (Portugal), Aladino Jasse (Angola), Alejandro Cordovés Rodriguez (Cuba), David Mbonzo (Moçambique), Félix Mula (Moçambique), Jorge Pereira (Portugal), Lizette Chirrime (Moçambique).

ROOTS é um projeto anual de residência artística, que tem agora a sua segunda edição, desta vez em Moçambique, depois de a primeira ter decorrido em Lagos, no LAC.

O projeto está focado na criação de novas rotas e fluxos transculturais, através da reflexão da diversidade cultural dos países outrora colonizadores e colonizados, e questionar as suas influências na criação de uma miscigenação global e plural, questionando as raízes desse processo.

Esta dicotomia Rotas/Raízes que o ROOTS reflete com uma visão contemporânea, sobre as raízes de cada país/artista participante, tem os olhos no presente e no futuro através das rotas e cartografias de cada participante ou país organizador. Cada um destes intervenientes saberá a seu modo construir esta relação.

Comentários

pub