ETAR de Odeleite e Sistema Elevatório já estão em funcionamento

A ETAR de Odeleite e respetivo sistema elevatório inseridos na empreitada promovida pela Águas do Algarve S.A. e executada pelo […]

A ETAR de Odeleite e respetivo sistema elevatório inseridos na empreitada promovida pela Águas do Algarve S.A. e executada pelo Empreiteiro Aquino Construções S.A. designada “Construção das ETAR de Santa Justa, Barrada e ETAR e Sistema Elevatório de Odeleite”, já entrou em funcionamento em dezembro passado.

A empresa Águas do Algarve investiu na construção do Sistema de Odeleite um total de 607.845,45 euros.

Esta ETAR realiza o tratamento das águas residuais domésticas produzidas na povoação de Odeleite, anteriormente descarregadas numa fossa sética.

As águas residuais afluem à ETAR através de uma conduta, com aproximadamente 500 metros, constituída em tubagem de PEAD, proveniente da Estação Elevatória de Odeleite, cujo edifício exteriormente apresenta aspetos arquitetónicos da região.

É constituída por câmara de entrada, onde será instalado o tamisador, poço de bombagem, onde serão instalados os grupos eletrobombas submersíveis, piso inferior do edifício que funcionará como zona de manobra de equipamentos e piso superior (ao nível térreo) será a zona de controlo e comando.

A ETAR é constituída por uma fossa sética a partir da qual o efluente segue para a câmara de repartição de caudal e posteriormente para as duas lagoas de macrófitas, e está dimensionada para 230 habitantes e caudal médio diário de 36m3/dia.

Com a entrada em funcionamento deste conjunto de infraestruturas, a Águas do Algarve prossegue a sua atividade de prestação de serviços de recolha e tratamento de águas residuais aos municípios do Algarve, melhorando os níveis de atendimento às populações e promovendo a qualidade ambiental dos recursos hídricos, designadamente a qualidade da água das praias, rios e lagunas, que são fator essencial para o bem-estar e para o desenvolvimento económico e turístico da Região.

Comentários

pub