Emilio Villalba toca 10 instrumentos com história no Teatro Mascarenhas Gregório

O Teatro Mascarenhas Gregório acolhe no próximo dia 23 de fevereiro, pelas 21h30, o concerto de encerramento do 13.º Festival […]

O Teatro Mascarenhas Gregório acolhe no próximo dia 23 de fevereiro, pelas 21h30, o concerto de encerramento do 13.º Festival Al-Mutamid interpretado por Emilio Villalba.

Neste espetáculo o multi-instrumentista Emilio Villalba, acompanhado por Sara Marina (pandeiro), apresenta detalhadamente 10 instrumentos e tocará um tema com cada um destes instrumentos musicais de enorme beleza visual e sonora.

Estes instrumentos, provenientes de diferentes pontos do Oriente e do Ocidente, interpretarão peças musicais das três culturas monoteístas do Mediterrâneo (muçulmana, cristã e judaica).

Trata-se de uma viagem acústica pelo silêncio dos desertos com instrumentos como o “Rubab” do Afeganistão ou o “Santur” Persa, aos mitos e lendas da velha Europa mediterrânica com artefactos mecânicos como a “Sanfona – viola de roda” ou o engenho no “Nyckel Harp – viola de teclas”. Da proximidade e espontaneidade que ofereciam trovadores e jograis nos seus cantos e danças com “guiternas” e “rabeles”, até à solenidade palaciana de uma sonata para viola di gamba.

O Festival Al-Mutamid é uma homenagem ao rei-poeta Al-Mu`tamid, nomeado governador de Silves com apenas 13 anos, tendo-se tornado um dos mais conhecidos taifas do Al-Andaluz. Dedicou-se, igualmente, à poesia, música e canto e, inspirado pela beleza da cidade, escreveu e dedicou-lhe alguns dos seus mais belos poemas.

Os ingressos já estão à venda na Biblioteca Municipal de Silves, Castelo de Silves e Museu Municipal de Arqueologia e custam 6 euros. Poderão, também, ser adquiridos no local uma hora antes do espetáculo.

Mais informações poderão ser recolhidas junto do sector da Cultura da CMS através do telefone 282 440 800 (ext.: 406).

Comentários

pub