Drogas: Comissão Europeia quer proibir a anfetamina «4-MA»

A Comissão Europeia quer proibir a nível da União Europeia, a «4-MA», uma substância sintética com efeitos semelhantes aos das […]

A Comissão Europeia quer proibir a nível da União Europeia, a «4-MA», uma substância sintética com efeitos semelhantes aos das anfetaminas, e para isso recomendou aos Estados-Membros da UE que impeçam a livre propagação em toda a Europa do uso desta droga.

A 4-metilanfetamina – ou 4-MA – já é ilegal em 10 países da UE (Áustria, Chipre, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Lituânia, Países Baixos e Reino Unido). Só no período 2010-2012, a sua utilização foi associada a 21 mortes em quatro países da UE.

A proposta apresentada pela Comissão proibirá a produção e a comercialização de 4‑MA, sujeitando-a a sanções penais em toda a Europa. Os Governos dos Estados‑Membros devem agora decidir sobre a adoção destas medidas, através de uma votação por maioria qualificada no Conselho da União Europeia.

A 4-MA é produzida principalmente em pó ou em pasta, mas aparece também em tabletes e sob a forma líquida, frequentemente misturada com anfetaminas e cafeína. É geralmente vendida como uma anfetamina e, por conseguinte, muitos consumidores não se apercebem de que estão a consumir esta substância. Uma avaliação do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) demonstrou que pode causar importantes efeitos nocivos, como hipertermia, hipertensão, anorexia, náuseas, cefaleia, insónia, paranóia, ansiedade e depressão.

 

Números

A UE identificou 73 substâncias deste tipo em 2012, contra 24 em 2009. O acesso a estas drogas está a expandir-se na Internet Segundo um inquérito Eurobarómetro de 2011, 5 % dos jovens europeus já consumiram este tipo de substâncias.

Comentários

pub