Dia da Igualdade Salarial: as mulheres na Europa trabalham 59 dias “de graça”

16,2%: esta é a diferença salarial entre géneros, ou a diferença média entre a remuneração horária entre homens e mulheres […]

16,2%: esta é a diferença salarial entre géneros, ou a diferença média entre a remuneração horária entre homens e mulheres na UE, de acordo com os últimos dados publicados pela Comissão Europeia.

Esta notícia surgiu na véspera do Dia Europeu da Igualdade Salarial, que se comemora hoje, 28 de fevereiro.

O evento em toda a UE marca o número de dias extra que as mulheres precisam de trabalhar para igualarem o que os homens ganham: atualmente 59 dias, que este ano calham precisamente a 28 de fevereiro.

Portugal é, contudo, o 7º país onde a diferença salarial entre géneros é menor, registando 12,8%. O país onde o fosso é mais pequeno é a Eslovénia (0,9%), e aquele onde é maior é a Estónia (27,7%).

Para ajudar a diminuir este fosso, a Comissão Europeia está a destacar uma série de boas práticas de empresas na Europa que encararam o problema.

É a terceira vez aque este Dia Europeu da Igualdade Salarial tem lugar em toda a Europa, a seguir ao seu lançamento pela Comissão no dia 5 de março de 2011.

Os números mais recentes mostram uma média de 16,2% de diferença salarial entre géneros em 2010 em toda a União Europeia. Confirmam uma ligeira tendência de queda, já que os números iniciais eram de 17%.

 

 

Comentários

pub