Deputados do PS querem regeneração da Ribeira de Alcantarilha e do Sapal de Armação de Pêra

“A destruição do sapal de Armação de Pera e a poluição da Ribeira de Alcantarilha acarretam sérias consequências para a […]

“A destruição do sapal de Armação de Pera e a poluição da Ribeira de Alcantarilha acarretam sérias consequências para a região, sendo fundamental avançar com a recuperação desta área sensível do Algarve no sentido de preservar o património natural e dar vida de novo à ribeira”, defende Miguel Freitas.

O deputado socialista algarvio é o primeiro subscritor de um Projeto de Resolução entregue na Assembleia da República, que recomenda ao Governo medidas urgentes para a regeneração do Sapal de Armação de Pera e da Ribeira de Alcantarilha.

O PS sublinha que a Sapal de Armação de Pêra e a Ribeira de Alcantarilha, que desemboca na Praia Grande, junto a Armação de Pêra, são “uma importante zona húmida, conhecida a nível local, regional e nacional pela sua relevância enquanto local de passagem, invernada e nidificação de numerosas espécies de aves, grande parte delas com elevado estatuto de proteção legal”.

“Nos últimos anos, esta faixa litoral tem sido descurada pelos poderes públicos, sendo crescente a poluição da massa de água, especialmente devido à contaminação que decorre do despejo de águas residuais sem qualquer tipo de tratamento e cada vez mais evidente a descaracterização do percurso da Ribeira de Alcantarilha – particularmente entre a Ponte D. Maria I e a Foz da Ribeira”, acrescenta o deputado socialista algarvio.

Perante” o silêncio do Governo” quanto à iniciativa dos autarcas socialistas de Silves sobre esta matéria, com uma carta aberta ao Ministros da Agricultura e Ambiente e da Economia, os deputados do PS decidiram avançar com um Projeto de Resolução à Assembleia da República, obrigando assim a uma clarificação da posição do Governo e dos diferentes partidos políticos.

Os parlamentares recordam ainda que a salvaguarda da Lagoa dos Salgados, situada na outra ponta da Praia Grande, “está neste momento em curso – com um procedimento de avaliação de impacte ambiental para o projeto imobiliário ali previsto”, e por isso dizem querer com esta iniciativa legislativa “que os poderes públicos envidem todos os seus esforços no sentido de, rapidamente, agir sobre a reversibilidade dos danos ambientais já causados àquele importante ecossistema natural”.

O Projeto de Resolução refere que a “contínua destruição daquela zona húmida acarreta sérias consequências para a região, ao nível da perda de património natural e ao nível da perda de rendimento das comunidades piscatórias, que viam naquele espaço uma importante maternidade piscícola”.

Para tal, o documento defende que “será necessário que Governo, entidades regionais na área do ambiente e do ordenamento do território, e, naturalmente, a Câmara Municipal de Silves, concertem esforços no sentido de promover a regeneração ambiental do Sapal de Armação de Pêra e da Ribeira de Alcantarilha tão celeremente quanto possível”.

Hoje foi apresentado em Silves, pela Finalgarve, empresa proprietária dos terrenos para onde se prevê o mega empreendimento turístico da Praia Grande, um Parque Ambiental que engloba, entre outras intervenções, a recuperação de parte do Sapal de Armação de Pêra e margens da Ribeira de Alcantarilha.

Comentários

pub