Critical Software reúne em Portugal NASA, ESA, JAXA, FAA, empresas e universidades uuropeias

Responsáveis da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA), da Agência Espacial Japonesa (JAXA), da Administração Federal da Aviação dos Estados […]

Responsáveis da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA), da Agência Espacial Japonesa (JAXA), da Administração Federal da Aviação dos Estados Unidos (FAA), de universidades portuguesas, italianas, britânicas e alemãs e outras organizações internacionais foram convidados pela Critical Software para um seminário em Coimbra, nos dias 20 e 21 de Fevereiro.

No seminário, os participantes vão debater os desafios e as tendências do mercado dos sistemas de alta integridade nas diversas indústrias, com particular destaque para resultados de pesquisas recentes levadas a cabo pelos investigadores.

O objetivo da Critical Software (www.criticalsoftware.com) é promover no nosso país um amplo debate, à escala internacional, sobre a Confiabilidade e Certificação de sistemas críticos e complexos.

O Seminário sobre Confiabilidade e Certificação, uma iniciativa conjunta da Critical Software e do Critical Step, um projeto que resulta de uma parceria luso-italiana, da qual também faz parte a Critical Software, integrado no programa FP7 da Comissão Europeia e no IAPP (Colaborações de Investigação entre Academia e Indústria – Marie-Curie), é um evento emblemático, que se realiza pela segunda vez no nosso país, e que irá reunir os mais reputados especialistas académicos e industriais, contribuindo para consolidar o importante papel ocupado pela tecnologia portuguesa nos sistemas de críticos de alta integridade.

Entre os vários temas a abordar neste seminário destacam-se, entre outros, a Verificação e Validação, as Análises de Integridade e Certificação de Sistemas, a Segurança e a Injeção de Falhas, e os Projetos de Cooperação entre o meio académico e o meio empresarial.

 

Sobre a Critical Software

A Critical Software é uma empresa global que fornece tecnologia de Software fiável para sistemas de informação críticos para o Negócio e/ou Missão de empresas e organismos líderes nos seus mercados.

As soluções de software da Critical ajudam as empresas a controlar os seus custos e melhorar o seu desempenho, fornecendo feedback em tempo real, necessário para identificar e resolver rapidamente problemas que inibem o processo, produto e melhorias de serviços.

Fundada em Portugal em 1998, a Critical Software tem sede em Coimbra, escritórios em Lisboa e Porto e marca presença, através de subsidiárias, em Southampton e Somerset (Reino Unido), Chicago (EUA), São Paulo (Brasil), Maputo (Moçambique), Luanda (Angola) e Singapura.

A empresa possui um sistema de gestão de qualidade com certificações CMMI® Level5, ISO 9001:2008 Tick-IT, EN 9100, AQAP 2110 e 2210 (NATO), e implementa também os standards ISO 12207 e ISO 15504 (SPICE).

 

Sobre o projeto Critical Step

O projeto de Tecnologia para Software Crítico visando uma Parceria Evolutiva (Critical Step) pertence ao programa europeu Marie-Curie que promove Parcerias e Estratégias entre a Academia e a Indústria (IAPP), integrando o convite FP7-PEOPLE-2008-IAPP. Este projeto estabelece a base para uma colaboração estratégica de longo prazo a nível da investigação, entre os parceiros e que se dedicam ao desafio crescente do desenvolvimento e certificação de software para sistemas críticos e complexos (SCSs).

Estes sistemas são geralmente assentes na utilização de componentes (software) comerciais de uso genérico (OTS) para o controlo de infraestruturas complexam distribuídas, tais como os sistemas de Gestão de Controlo de Tráfego Aéreo (ATM), grandes complexos industriais, sistemas integrados, etc.

Comentários

pub