Conferência no Hospital de Faro debate envelhecimento ativo para todas as idades

«Novas mentalidades, envelhecimento ativo para todas as idades» é o tema da conferência marcada para segunda-feira, dia 11, às 11 […]

«Novas mentalidades, envelhecimento ativo para todas as idades» é o tema da conferência marcada para segunda-feira, dia 11, às 11 horas, no Auditório do Hospital de Faro, no âmbito do Dia Mundial do Doente, numa iniciativa da ARS Algarve.

A palestra será proferida por Maria João Quintela, médica geriatra e consultora da Direção Geral da Saúde (DGS), para o Envelhecimento Ativo.

Maria João Quintela tem um vasto curriculum, donde se pode destacar a elaboração e coordenação do primeiro programa de «Saúde dos Idosos», de 1994 a 2007, a autoria e coordenação do primeiro Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas.

Desde junho de 2010, é responsável, junto do Diretor-Geral da Saúde, pela coordenação das matérias relacionadas com a promoção do envelhecimento ativo, incluindo a promoção de ambientes e cidades amigas das pessoas idosas, bem como as respeitantes à prevenção da violência, pobreza e exclusão social.

O Dia Mundial do Doente, celebração instituída pelo Papa João Paulo II em 1992, é assinalada anualmente a 11 de fevereiro, na festa litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, data que marca as aparições a Bernardette Soubirous, em 1858.

Comentários

pub