Cineteatro São Brás apresenta filme “Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus”

O Cineteatro São Brás convida, na próxima sexta-feira, dia 15, para uma viagem ao passado através da 7ª arte, para […]

O Cineteatro São Brás convida, na próxima sexta-feira, dia 15, para uma viagem ao passado através da 7ª arte, para desvendar a história de vida de “Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus”.

Este filme, baseado em factos verídicos sobre a vida deste diplomata português, terá duas sessões distintas, a primeira pelas 14h30, destinada ao público escolar, reservando para as 21h30 uma 2ª sessão aberta ao público em geral.

“Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus”, revisita a extraordinária história do diplomata português que salvou mais de 30.000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial e desvenda a consciência e coragem de um homem que ousou desafiar Salazar inscrevendo o seu nome na história da humanidade.

Durante a ocupação de França pelas tropas nazis, dezenas de milhares de refugiados procuraram o consulado português em Bordéus, na esperança de aí obterem um visto para Portugal. Sousa Mendes viveu um terrível dilema: se concedesse vistos, contrariando uma circular de Salazar, arriscava a carreira diplomática e o sustento da sua família; se não o fizesse, todos aqueles milhares de pessoas teriam como destino os campos de concentração nazis.”

Um filme emocionante sobre a história de vida de um português, cuja coragem ditou o futuro de milhares de pessoas.

Os ingressos para a sessão pública encontram-se disponíveis pelas 20h30, no próprio dia, na bilheteira do Cineteatro São Brás, pela quantia de 3,63€.

Comentários

pub