Chocolate com flor de sal é casamento perfeito para um Dia de São Valentim bem temperado

Amour Gourmet apresentou no passado dia 11, na Loja 11 Gourmet, no Mercado de Loulé, o novo chocolate com flor […]

Amour Gourmet apresentou no passado dia 11, na Loja 11 Gourmet, no Mercado de Loulé, o novo chocolate com flor de sal da Salmarim. Um mimo especial para o Dia de São Valentim.

Juntaram-se os ingredientes perfeitos para a descoberta de sabores. O chocolate e a flor de sal. Não é uma descoberta, pois já há chocolateiros a trabalhar estes ingredientes, mas “o desafio passou por uma nova abordagem, trabalhar o chocolate misturando-o com a flor de sal e ervas aromáticas espontâneas do Sul. Refletir a cultura algarvia, o produto regional e artesanal com a dedicação e o afeto que Manuela já nos tem habituado nos produtos Amour Gourmet” afirma Jorge Raiado, da Salmarim.

A experiência da Manuela Sabino de trabalhar o chocolate permitiu-lhe criar a receita para os dois tipos de chocolate que foram lançados agora. “Neste momento, o chocolate ainda está em afinação de sabor final. Mas quisemos aproveitar esta época para lançar o produto provocando o mercado, pois neste momento a reação e o feedback do consumidor é muito importante.”, comenta Manuela.

A Loja 11 Gourmet foi o espaço escolhido para a apresentação do produto, pois esta parceria entre as duas empresas Amour Gourmet e Salmarim nasce do convite de João Apolónia, o proprietário da 11, feito em Novembro de 2012, para que trabalhem o doce e o salgado em conjunto. Foi um desafio que ambos viram com bons olhos e, a partir daí, arregaçaram-se as mangas e o trabalho surgiu.

Para já, a recetividade ao produto no dia da apresentação foi boa. As pessoas acolheram-no com curiosidade. Jorge Raiado confessa que é preciso educar as pessoas para a degustação, que aprendam a apreciar a intensidade dos sabores e a retirar prazer dos aromas que constituem o chocolate: “a composição do chocolate negro com a flor sal e os sabores do Sul permitem que a flor de sal intensifique e destaque os aromas, ajudando a realçar o aroma predominante”.

As perspetivas de futuro em relação a este produto ainda estão em aberto. “Vamos esperar para ver, como o mercado reage à nossa provocação”, dizem entre risos e boa disposição Jorge Raiado e Manuela Sabino.

Mas, ainda assim, permanece a ideia de avançar com um produto que seja uma referência de qualidade. “Criar um produto que reflita a portugalidade do sul e que possa ser associado ao produto premium da Salmarim” diz Jorge Raiado.

Manuela Sabino revela mais um pouco sobre um caminho possível “aliar a tradição, a cultura o carácter artesanal do produto a uma experiência única, que se leva para casa, combinando a vertente artística, é uma das possibilidades a explorar”.

Para já, quem quiser experimentar esta edição limitada pode encontrá-la na Loja 11, em Loulé, por €2,00, enquanto na Ely Flower, em Almancil, na compra de bouquet de flores para o Dia dos Namorados vem o mimo do chocolate. E ainda vai estar presente em março, na Feira do Chocolate, no Campo Pequeno, Lisboa.

Comentários

pub