Albufeira poupa 100 mil euros com medidas de eficiência energética na iluminação pública

A Câmara de Albufeira já conseguiu, em pouco mais de um ano, uma poupança global nos gastos de iluminação pública […]

A Câmara de Albufeira já conseguiu, em pouco mais de um ano, uma poupança global nos gastos de iluminação pública de aproximadamente 100 mil euros.

Esta é apenas uma das medidas que a autarquia está a desenvolver, destinadas a cumprir o Programa de Eficiência Energética da Administração Pública, cuja meta passa por alcançar um aumento da eficiência energética na ordem dos 20% até 2020.

Para o efeito, a autarquia nomeou uma equipa pluridisciplinar, chamada Equipa Municipal de Energia, composta por trabalhadores de diferentes unidades orgânicas que, sob a coordenação de um técnico designado “Gestor de Energia” estão desde o início do ano a fazer um trabalho de diagnóstico e monitorização dos equipamentos.

O projeto engloba grandes áreas de intervenção, nomeadamente a Iluminação Pública, Manutenção Elétrica e Comportamento Térmico dos Edifícios e Equipamentos Municipais e Recintos Escolares.

No que diz respeito à Iluminação Pública está em prática o Programa de Racionalização de Consumos Energéticos, a decorrer desde 2011, e que consiste em desligar focos de iluminação em várias zonas do concelho, de forma alternada e em áreas de menor circulação noturna, optando preferencialmente pela periferia das freguesias.

Outra opção, em determinadas zonas do município, tem passado por ligar mais tarde a iluminação e desligar mais cedo, 30 minutos, no total uma uma hora a menos de funcionamento por dia e por foco.

Carlos Quintino, vereador com o pelouro da Iluminação Pública, refere que “através de um programa estruturado e bem planeado composto por medidas simples e eficazes, o município de Albufeira conseguiu ao longo do ano transato reduzir significativamente a sua fatura de energia, fê-lo de forma faseada e sem nunca comprometer a segurança na circulação rodoviária e pedonal”.

“Este programa arranca agora no início de 2013, para a sua 5ª fase, e tem por objetivo atingir este ano, 10% de poupança energética em relação ao valor de referência desde o início”, acrescentou.

Até ao final do ano, o autarca conta, ainda, introduzir a tecnologia led na iluminação pública do concelho, o que permitirá uma maior poupança e eficiência energética.

Comentários

pub