A Pequena Sereia regressa aos palcos algarvios

A ópera “A Pequena Sereia”, de Gita Nasta, baseada na fábula homónima de Hans Christian Andersen, vai ser apresentada nos dias […]

A ópera “A Pequena Sereia”, de Gita Nasta, baseada na fábula homónima de Hans Christian Andersen, vai ser apresentada nos dias 9 e 10 de março, no Teatro Mascarenhas Gregório (Silves), numa organização da Escola Internacional do Algarve, o Município de Silves e a Ideias do Levante. As apresentações decorrerão às 20h00 (sábado) e às 15h00 (domingo).

Segundo a associação Ideias do Levante, «o regresso desta produção aos palcos algarvios deve-se, sobretudo, às imensas solicitações para que tal acontecesse».

«O Teatro Mascarenhas Gregório foi escolhido, para a reposição desta ópera, pela sua beleza interior que proporciona um ambiente de “Opera House” (i.e., Casa da Ópera)».

Esta reposição, agora em Silves, «é exemplo da possibilidade de garantir a rodagem de produções, através de parcerias em rede, com outros Municípios do Algarve», acrescenta a associação.

A melodia contida nesta obra de Gita Nasta varia entre os estilos de comédia musical e ópera clássica, transportando ao espetáculo uma interessante e agradável combinação artística.

A Pequena Sereia é um dos personagens mais acarinhados de Hans Christian Andersen. A ópera será realizada por dezenas de talentosos cantores entre os 7 e os 70 anos. O elenco inclui adultos (da Ideias do Levante e outros cantores convidados) e talentosos jovens cantores da Escola Internacional do Algarve.

A ópera, composta por três atos, e dirigida por Gita Nasta (com a colaboração de Francisco Brazão), é acompanhada por um ensemble de instrumentos. O elenco é composto por elementos de Portugal e do estrangeiro.

Sereias, guppies, peixes e plantas marinhas exóticas, caranguejos, caracóis do mar, polvos e focas assistem às cerimónias no palácio subaquático do Merking, pai da Pequena Sereia.

A Pequena Sereia é fascinada pela vida à superfície do mar. Ela resgata um príncipe humano quando o seu navio se afunda durante uma tempestade. Apaixona-se por ele e vende sua voz a uma bruxa má, em troca de pernas e pés humanos dançantes.

À superfície, no Palácio Real, os nobres sofisticados assistem a bailes e danças, e todas as noites, o ambiente é confuso e complicado. No entanto, a Pequena Sereia insiste no seu plano. O seu pai e restante família suplicam-lhe, em vão, para que regresse ao mar. A Pequena Sereia persegue o seu príncipe até ao Oriente e encontra o seu destino final.

Após sua estreia em Bruxelas (Bélgica), “A Pequena Sereia” abriu o Festival Internacional de Ópera de Waterford (Irlanda).

A estreia em Portugal teve lugar nos dias 11 e 12 de Maio de 2012, no Auditório Municipal de Lagoa (Algarve), inserida na programação da Semana Coral de Lagoa, fruto de uma parceria entre a Escola Internacional do Algarve, o Município de Lagoa e a Ideias do Levante.

Mais informações sobre o espetáculo (e bilhetes) poderão ser encontradas, durante a semana, através do número 282342547 (Escola Internacional do Algarve) e, durante o fim-de-semana, pelo número 914952299.

Os bilhetes (se ainda disponíveis) poderão ser obtidos no Teatro Mascarenhas Gregório, nos dias do evento, a partir das 19h00 (Sábado) e das 14h30 (Domingo).

O Teatro Mascarenhas Gregório tem uma lotação máxima de 150 lugares sendo que este espetáculo destina-se a maiores de 6 anos. Parte dos valores recebidos reverterão para uma instituição do concelho de Silves, a designar.

 

Conheça a associação Ideias do Levante

Foi inspirada pelo desassossego do vento, que lhe deu o nome, que surgiu a Associação Cultural Ideias do Levante, no dia 27 Abril de 1995.

Na sua origem, esteve um grupo de jovens que, enfeitiçados pelo vento do Levante e pela força das suas ideias, quiseram desenvolver a cultura no concelho de Lagoa (Algarve).

São várias as atividades culturais (e não só) que a associação desenvolve ao longo de cada ano com o intuito de formar públicos e de angariar nova massa humana para a associação.

Entre essas atividades, destacam-se as aulas regulares e as ações de formação e pedagogia em várias vertentes, o bioLevante, e os núcleos da associação, nomeadamente nas áreas do Teatro, da Música, da Dança, e da Internet.

A Ideias do Levante conta com o apoio de várias entidades, sendo o Município de Lagoa e a Freguesia de Lagoa, as mais relevantes.

Mais informações, sobre a Associação, poderão ser encontradas em www.ideiasdolevante.net, ou através do número de secretaria (Tel. 282 010 080), que se encontra disponível de segunda a sexta-feira (exceto feriados e mês de Agosto), das 18h00 às 20h00.

Comentários

pub