44% dos portugueses espera comprar carro a pronto

Apesar de mais de metade dos portugueses pensar em solicitar um crédito (52%) ou recorrer a um aluguer de longa […]

Apesar de mais de metade dos portugueses pensar em solicitar um crédito (52%) ou recorrer a um aluguer de longa duração (4%) na próxima aquisição de automóvel, uma percentagem ainda considerável pretende fazê-lo com pagamento 100% a pronto (44%). Estes dados integram um estudo sobre o mercado automóvel na Europa do Observador Cetelem 2013.

A análise país a país revela resultados contrastantes: os italianos e os turcos são os mais otimistas relativamente à compra de automóvel a pronto (52% e 59%, respetivamente) e, consequentemente, os mais pessimistas à aquisição através de aluguer ou crédito (Itália: 48%; Turquia: 41%).

O Reino Unido confirma a sua apetência pelo financiamento a crédito (70%) e pelo aluguer (9%), numa cultura em que o leasing percorreu amplamente o seu caminho nas frotas empresariais.

Também os Belgas (70%) e os Alemães (68%) não veem qualquer inconveniente em recorrer ao crédito automóvel ou a um aluguer de longa duração.

Umas das tendências verificadas por este estudo do Observador Cetelem, é o aumento rápido das ofertas de aluguer no mercado dos veículos novos e o facto de estas passarem a estar entre as opções de compra das famílias.

O facto de a família não ter de suportar o custo elevado do investimento inicial é uma das principais vantagens do aluguer de longa duração (ALD) ou com opção de compra (LE). Mais de um terço dos Europeus mostram-se interessados no LE e mais de um quarto no ALD.

Portugal surge no estudo do Observador Cetelem como um dos países mais interessado, sobretudo na opção de LE (46% comparativamente com uma média europeia de 35%).

«Para financiar um bem automóvel, o recurso ao crédito ou ao aluguer aparecem como soluções interessantes aos olhos dos Europeus. Estas formas de financiamento são para certas famílias o único meio de aceder ao automóvel e para outras, é talvez uma oportunidade para subir de gama, saltar para o mercado dos veículos novos, antecipar uma compra ou simplesmente evitar recorrer à poupança bloqueada e remunerada», afirma Diogo Lopes Pereira, Diretor de Marketing do Cetelem.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2013, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com).

Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).

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