16 corredores do top 100 do WorldTour começam hoje 39ª Volta ao Algarve em bicicleta

A 39.ª edição da Volta ao Algarve, que começa hoje e se corre até 17 de Fevereiro, traz a Portugal […]

A 39.ª edição da Volta ao Algarve, que começa hoje e se corre até 17 de Fevereiro, traz a Portugal um pelotão de alto nível internacional. Entre as 21 equipas presentes, estão oito conjuntos da primeira divisão mundial, que se apresentam com alguns dos melhores corredores do planeta.

O pelotão da Volta ao Algarve conta com 16 corredores do top 100 do WorldTour, um dos quais do top 10 (o português Rui Costa) e três do top 20 (Rui Costa, Rigoberto Urán e Sergio Henao).

A Algarvia recebe ciclistas de quatro continentes: África, América, Europa e Oceânia.

Entre os participantes, há corredores de 23 países: Portugal (44), Bélgica (24), Espanha (24), Colômbia (9), Angola (8), Rússia (8), Grã-Bretanha (7), Holanda (7), Alemanha (6), Estados Unidos da América (6), Itália (6), Dinamarca (3), Irlanda (3), Antilhas Holandesas (1), Argentina (1), Austrália (1), Bielorrússia (1), Chile (1), Eslovénia (1), França (1), Nova Zelândia (1), Polónia (1), República Checa (1) e Uruguai (1).

A lista de candidatos ao triunfo final é extensa. O vencedor da edição de 2011 e campeão do mundo de contrarrelógio, o alemão Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep), é um dos principais aspirantes ao triunfo. Para além do germânico, há que contar com os portugueses Rui Costa (Movistar) e Tiago Machado (RadioShack-Leopard).

O holandês Lieuwe Westra (Vacansoleil-DCM), o belga Thomas de Gendt, da mesma equipa, o russo Denis Menchov (Katusha), o alemão Andreas Klöden (RadioShack-Leopard) e os colombianos Sergio Henao e Rigoberto Urán (Sky) e Darwin Atapuma (Colombia) também têm legítimas aspirações à camisola amarela.

Para lá dos homens que lutam pela classificação geral, o pelotão da prova está recheado de nomes sonantes. É o caso do britânico Mark Cavendish – nome incontornável no ciclismo mundial e o corredor mais vitorioso de 2013, somando já seis triunfos, incluindo quatro etapas consecutivas e a geral final da Volta ao Qatar –, do francês Sylvain Chavanel – campeão francês na luta contra o cronómetro -, ambos da Omega Pharma-QuickStep.

A etapa inaugural vai ligar Faro a Albufeira, ao longo de 198,8 quilómetros. A contagem de montanha de terceira categoria, instalada a meio da viagem, não deverá ser óbice para que a decisão aconteça nas rampas que antecedem a meta, local em que costuma fazer-se a seleção dos homens que vão discutir o triunfo na rápida aproximação à chegada.

A segunda tirada, com início e final em Lagoa, leva o pelotão a fazer 195 quilómetros, com duas contagens de montanha – uma de terceira e outra de segunda categoria, esta na Fóia – cuja colocação, na primeira metade da corrida, deverá permitir aos sprinters puxarem pelos seus galões no final da jornada.

Ao terceiro dia os corredores vão percorrer 193 quilómetros, entre Portimão e o alto do Malhão, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de segunda categoria.

Além de se esperar uma primeira triagem na luta pela camisola amarela, aguarda-se que este dia seja de festa na região, pois trata-se da etapa-rainha e disputa-se ao fim de semana, o que deverá cativar muito público, tanto que os ciclistas sobem por duas vezes as duras rampas do Malhão, que têm apenas 2,5 quilómetros, mas cuja inclinação média é de dez por cento.

Cândido Barbosa é o diretor da 39ª Volta Algarve em Bicicleta

As decisões ficam guardadas para o último dia, quando se disputar o longo e seletivo contrarrelógio, que vai ligar Castro Marim e Tavira, numa extensão de 34,8 quilómetros.

A 39ª edição da Volta ao Algarve apresenta ainda como uma novidade a presença da seleção de Angola de ciclismo.

 

Etapas da 39ª Volta ao Algarve:

1ª Etapa: 14 de Fevereiro – Faro / Albufeira – 198,8 km
2ª Etapa: 15 de Fevereiro – Lagoa / Lagoa – 195,0 km
3ª Etapa: 16 de Fevereiro – Portimão / Alto do Malhão – 193 km
4ª Etapa: 17 de Fevereiro – Castro Marim / Tavira – 34,8 km

 

Lista de equipas participantes:

ProTeams: Blanco Pro Cycling (Holanda), Euskaltel-Euskadi (Espanha), Movistar Team (Espanha), Omega Pharma-Quick Step (Bélgica), RadioShack-Leopard (Estados Unidos), Team Saxo-Tinkoff (Dinamarca), Sky (Reino Unido) e Vacansoleil-DCM (Holanda).

Continentais Profissionais: Caja Rural (Espanha), Colombia (Colômbia), Team Katusha (Rússia), Topsport Vlaanderen-Baloise (Bélgica) e UnitedHealthcare (Estados Unidos).

Continentais: Carmim-Tavira (Portugal), Efapel-Glassdrive (Portugal), LA Alumínios-Antarte (Portugal), Louletano-Dunas Douradas (Portugal), OFM-Quinta da Lixa (Portugal), Rádio Popular-Onda (Portugal) e An Post-Chainreaction (Bélgica).

Seleções: Angola

 

Conheça aqui a lista completa de participantes nesta 39ª Volta ao Algarve.

 

 

Comentários

pub