“Edifícios Devolutos – O que fazer?” é tema a debater na Teia D’Ideias deste mês

O quinto episódio da segunda série do ciclo de debates Teia d’Ideias vai ter lugar esta quarta-feira, 13 de fevereiro, […]

O quinto episódio da segunda série do ciclo de debates Teia d’Ideias vai ter lugar esta quarta-feira, 13 de fevereiro, e abordará o tema “Edifícios Devolutos – O que fazer?”, numa tertúlia promovida pela Associação Teia D’Impulsos e marcada para a Casa Manuel Teixeira Gomes, a partir das 21h00.

Numa altura em que o sector da construção se encontra praticamente estagnado e a oferta de imóveis acabados de construir é muito maior que a procura, é inevitável pensar que os chamados “edifícios devolutos” não terão um futuro melhor que a deterioração, o uso clandestino, o incêndio ou a derrocada.

Mas será mesmo só este o destino possível de tantas ruas de cidade, de tantos testemunhos arquitetónicos da nossa história, de tantos espaços que marcaram presença no desenvolvimento da vida social, cultural, económica e política das nossas gentes?

Partindo destes pressupostos, é lançado aos participantes da tertúlia o desafio para que idealizem estratégias de atuação sobre o número crescente de edifícios desocupados e degradados que integram a paisagem urbana.

Para abordar a problemática dos edifícios devolutos, marcarão presença no painel de discussão Vítor Lourenço (Ordem dos Arquitetos – Delegação do Algarve), Lucinda Caetano (Equipa de Regeneração Urbana de Portimão), Ricardo Pina (arquiteto) José Paulo (STAP – reabilitação de construções) e Francisco Florêncio (advogado – direito urbanístico), enquanto a Teia D’Impulsos será representada por Luís Matos, num painel moderado por Nuno Silva.

O debate, promovido pela Teia D’Impulsos- associação social, cultural e desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro, tem apoio da Delta na realização do coffee-break e está aberto a todos os interessados, sendo registado em formato áudio para posterior transmissão em diferido pela Rádio Costa D’Oiro, através do programa “Impulso”.

No intervalo da tertúlia, os interessados poderão adquirir o livro “Teia D’Ideias: Espaço de Cidadania”, que agrega as principais conclusões da primeira série deste ciclo de debates.

Para 13 de março, está agendado o sexto episódio da segunda edição da Teia d’Ideias, subordinado ao tema “Imprensa Regional – Liberdade, Sustentabilidade e Pluralidade”, podendo ser solicitadas informações complementares sobre esta e outras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail [email protected].

Comentários

pub