“Consultório do Museu de Portimão” é exemplo nacional

O “Consultório do Museu de Portimão” já despertou o interesse de outros museus portugueses. Este novo serviço gratuito do museu […]

O “Consultório do Museu de Portimão” já despertou o interesse de outros museus portugueses. Este novo serviço gratuito do museu portimonense foi iniciado no corrente mês de fevereiro, para apoiar e ajudar a comunidade local na resolução de problemas de conservação e no esclarecimento de dúvidas sobre a melhor forma de tratar e recuperar peças e objetos pessoais.

Na sequência da repercussão que este exemplo algarvio suscitou em tão pouco tempo, o portal www.pportodosmuseus.pt lançou o desafio aos museus portugueses para a formação da “Rede de Consultórios nos Museus”, à qual aderiram até ao momento o Museu de Tibães (Braga), o Museu de Lamego, o Museu Nacional do Traje (Lisboa) e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra), para além do Museu de Portimão.

Segundo a metodologia sugerida, os museus que aderirem à iniciativa escolhem o calendário, o número de sessões, as áreas de conservação e os técnicos que realizarão as ações, enquanto aquele portal criará uma base de dados de profissionais da conservação eventualmente disponíveis para colaborar, gratuitamente ou não, divulgando junto do público os museus aderentes e as vantagens deste serviço.

No próximo dia 2 de março, terá lugar a segunda sessão do “Consultório do Museu de Portimão”, desta vez durante o horário alargado entre as 14h30 e as 17h30, devendo os interessados inscrever-se ou solicitar mais informações pelo telefone 282 405 230 ou através do email [email protected].

Na primeira sessão do Consultório, que decorreu a 2 de fevereiro, os participantes apresentaram para consulta documentos manuscritos do século XIX, uma jarra, bule e prato em faiança, uma pintura a óleo sobre madeira, uma caixa de tabaco, haste de açucenas e coroa em prata, uma plaina e graminho e uma escultura polícroma.

Todas estas peças trazidas pelos participantes foram cuidadosamente analisadas e esclarecidas pelos técnicos do Museu de Portimão, tal como deverá acontecer no próximo sábado.

Comentários

pub