39º Volta ao Algarve tem percurso equilibrado

A 39ª edição da Volta ao Algarve terá um percurso equilibrado e variado, que dará oportunidade de brilhar a todo […]

A 39ª edição da Volta ao Algarve terá um percurso equilibrado e variado, que dará oportunidade de brilhar a todo o tipo de corredores. O pelotão vai percorrer um total de 621,6 quilómetros, distribuídos por três etapas em linha e por um contrarrelógio individual.

Mais uma vez, a Volta ao Algarve assume-se como uma excelente prova de preparação para as clássicas da primavera e para as principais corridas por etapas do calendário WorldTour, já que as três etapas em linha apresentam uma longa quilometragem, no percurso ondulado que é apanágio da região.

A etapa inaugural vai ligar Faro a Albufeira, ao longo de 198,8 quilómetros. A contagem de montanha de terceira categoria, instalada a meio da viagem, não deverá ser óbice para que a decisão aconteça nas rampas que antecedem a meta, local em que costuma fazer-se a seleção dos homens que vão discutir o triunfo na rápida aproximação à chegada.

A segunda tirada, com início e final em Lagoa, leva o pelotão a fazer 195 quilómetros, com duas contagens de montanha – uma de terceira e outra de segunda categoria, esta na Fóia – cuja colocação, na primeira metade da corrida, deverá permitir aos sprinters puxarem pelos seus galões no final da jornada.

Ao terceiro dia os corredores vão percorrer 193 quilómetros, entre Portimão e o alto do Malhão, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de segunda categoria. Além de se esperar uma primeira triagem na luta pela camisola amarela, aguarda-se que este dia seja de festa na região, pois trata-se da etapa-rainha e disputa-se ao fim de semana, o que deverá cativar muito público, tanto que os ciclistas sobem por duas vezes as duras rampas do Malhão, que têm apenas 2,5 quilómetros, mas cuja inclinação média é de dez por cento.

As decisões ficam guardadas para o último dia, quando se disputar o longo e seletivo contrarrelógio, que vai ligar Castro Marim e Tavira, numa extensão de 34,8 quilómetros.

Estão, até à data, confirmadas 20 equipas. Destacam-se oito ProTeams, a primeira divisão internacional: Blanco Pro Cycling (Holanda), Euskaltel-Euskadi (Espanha), Movistar Team (Espanha), Omega Pharma-Quick Step (Bélgica), RadioShack-Leopard (Estados Unidos), Team Saxo-Tinkoff (Dinamarca), Sky (Reino Unido) e Vacansoleil-DCM (Holanda). No lote de equipas participantes estão também cinco de categoria continental profissional: Caja Rural (Espanha), Colombia (Colômbia), Team Katusha (Rússia), Topsport Vlaanderen-Baloise (Bélgica) e UnitedHealthcare (Estados Unidos).

Os seis conjuntos continentais portugueses também marcam presença: Carmim-Tavira (Portugal), Efapel-Glassdrive (Portugal), LA Alumínios-Antarte (Portugal), Louletano-Dunas Douradas (Portugal), OFM-Quinta da Lixa (Portugal) e Rádio Popular-Onda (Portugal), assim como a formação continental An Post-Chainreaction (Bélgica).

 

Etapas da 39ª Volta ao Algarve:
1ª Etapa: 14 de Fevereiro – Faro / Albufeira – 198,8 km
2ª Etapa: 15 de Fevereiro – Lagoa / Lagoa – 195,0 km
3ª Etapa: 16 de Fevereiro – Portimão / Alto do Malhão – 193 km
4ª Etapa: 17 de Fevereiro – Castro Marim / Tavira – 34,8 km

Comentários

pub